TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bandeira do Вrasil

Artigo: Bandeira do Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

A BANDEIRA DO BRASIL

Na época em que D.João VI era rei de Portugal, duas bandeiras foram usadas por aqui: uma com um escudo português circundado por uma corrente, de onde caía a cruz da ordem de cristo. A outra era branca, com uma esfera bem no centro. À esquerda, existia um escudo português e à direita, um jesuíta (padre pertencente a companhia de Jesus) com uma cruz.

Somente em outubro de 1645, o Brasil passou a ter sua própria bandeira. Ela tinha o fundo branco com uma esfera de ouro, onde permanecia apoiado um pequeno globo azul com uma cruz vermelha.

Com a chegada de D.João VI, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido, ganhando uma nova bandeira. Esta não durou muito.

Logo após a independência do Brasil, D.Pedro I teria escolhido o artista francês Jean Baptista Debret para desenhar a nova bandeira. As cores verdes e amarela aparecem com estrelas de prata (representando as províncias brasileiras), um ramo de café e um de tabaco, símbolos das riquezas agrícolas do Brasil).

Finalmente, com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi elaborada a atual bandeira brasileira, com a autoria de Raimundo Teixeira Mendes. O lema “ordem e progresso”, foi inspirado em Augusto Comte, filósofo francês (1798-1857). A esfera representa parte da bandeira do Reino Unido, o azul e o branco lembram o Brasil na época em que era ainda colônia, as estrelas, o céu do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.Para o verde e amarelo, existem várias justificativas, como por exemplo, a de que o verde é a natureza brasileira e o amarelo a riquezas. O projeto da atual bandeira foi autorizada em 19 de novembro de 1889, data transformada no Dia da Bandeira.

A bandeira é respeitada como um símbolo nacional. Existem algumas regras de comportamento em torno dela, como nunca deixá-la hasteada após às 18 horas, ao menos que esteja bem iluminada. Quando estiver acompanhada de outras bandeiras, a brasileira deve sempre ficar ao meio. É obrigatório hasteá-la em dias de festas e de luto nacional. Deve-se olhar sempre a bandeira no momento em que for hasteada, já que tal atitude demonstra admiração pelo Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com