TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barroco No Brasil

Trabalho Escolar: Barroco No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 10

BARROCO NO BRASIL

Introdução

O Barroco foi uma tendência artística europeia expressa primeiramente nas artes plásticas. Mais tarde, manifestou-se em outras áreas da cultura, como: literatura, música e teatro. Teve como berço a Itália, no século XVII, posteriormente espalhou-se por outros países europeus. Foi introduzido no Brasil por missionários jesuítas, permanecendo por aqui até mais ou menos o final do século XVIII.

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias, pois diferente da realidade de luxo portuguesa, o Brasil vivia uma realidade de violência em que perseguiam os índios e escravizavam os negros. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento. O barroco no Brasil também manifestou-se nas artes plásticas, música, literatura, mas, principalmente na arquitetura. Veja mais detalhes abaixo.

Arquitetura

As primeiras capelas, erguidas nos arraiais auríferos, seguiu-se a edificação de templos com magníficos altares, tetos pintados e imagens adornadas com ouro e pedras preciosas. Surgiram além das igrejas, edifícios públicos e inúmeras moradias. As inovações artísticas pareciam acompanhar a vida econômica e financeira de uma região ilusoriamente próspera.

Artes Plásticas (Pinturas e Esculturas Religiosas)

A trajetória evolutiva da pintura religiosa assinala os melhores trabalhos realizados no período. A princípio, a pintura resumia-se a painéis de madeira, emoldurados e afixados isoladamente nos tetos das igrejas. São os chamados caixotões pintados com cenas referentes ao santo de devoção ou mesmo a personalidades da irmandade ou ordem religiosa. Os elementos decorativos trazem frequentemente motivos chineses (chinesices) ou formas que reproduzem objetos da natureza, como grutas, penhascos, árvores, folhas e caracóis (grotescos).

Posteriormente a pintura extrapola esses limites e passa a ocupar todo o forro com grandes cenas ilusionistas em perspectiva. A partir da verdadeira cimalha do edifício, cria-se um efeito ilusório com o prolongamento da mesma através da pintura. Colunas e parapeitos em que se debruçam personagens como os doutores da Igreja circundam a cena central, rompendo ilusoriamente o espaço arquitetônico do templo. O espectador tem a impressão de estar assistindo a uma cena celestial, como se estivesse diante do próprio céu.

Música

A música é a arte cuja trajetória durante o Barroco no Brasil é das menos conhecidas e das que deixou menos relíquias. Da produção musical nativa só sobrevivem obras significativas a partir do final do século XVIII, ou seja, quando o Barroco já estava dando lugar às escolas Rococó e Neoclássica. Não que não tivesse havido vida musical na colônia nos séculos anteriores; houve, e importante - embora não possa ser comparada à de outros centros coloniais americanos como o Peru e o México, ou à da própria Metrópole portuguesa - apenas as partituras infelizmente se perderam, mas testemunhos literários não deixam dúvida sobre a intensa atividade musical brasileira desde o início do Barroco, especialmente no Nordeste.

Literatura

A literatura barroca no Brasil foi introduzida pelos portugueses, quando não havia uma produção cultural significante no país. Por isso, refletindo a literatura portuguesa, a produção literária nesse período não é reconhecida como genuinamente nacional, mas um estilo absorvido e resultante do período colonial. Sua linguagem é rebuscada e ambígua. Caracteriza-se por utilizar largamente figuras de linguagem; metáfora(sentido figurado); antítese(exposição de ideias opostas) e o paradoxo(contradição).

As Fases Do Barroco No Brasil

O barroco pode ser dividido em três fases:

1ª Fase

Ocorrência: Entre 1710 e 1730;

Características Principais: colunas torsas (ou retorcidas) profusamente ornamentadas com motivos fitomorfos (folhas de acanto, cachos de uva, por exemplo) e zoomorfos (aves, geralmente um pelicano); coroamento formado por arcos concêntricos; revestimento em talha dourada e policromia em azul e vermelho.

2ª Fase

Ocorrência: Entre 1730 e 1760;

Características Principais: Excesso de motivos ornamentais, com predominância de elementos escultóricos; coroamento com sanefas e falsos cortinados com anjos; revestimento com policromia em branco e dourado.

3ª Fase

Ocorrência: A partir de 1760

Características Principais: Coroamento encimado por grande composição escultórica; elementos ornamentais baseados no estilo rococó francês (conchas, laços, guirlandas e flores); revestimento com fundos brancos e douramentos nas partes principais da decoração.

Sofre influência do estilo francês dominante na Europa a partir da segunda metade do século XVIII. No Brasil, o rococó é uma das fases do barroco, por ter se desenvolvido paralelamente à sobrevivência desse estilo.

Características das igrejas barrocas

Em geral, as igrejas barrocas são contituídas por duas torres, pilares e frontão (na fachada principal); arcos; altares (principal e laterais); púlpitos (onde eram realizados os sermões); possuem muitos captéis nas colunas; o teto, geralmente, contém pinturas representando santos, heróis ou principais personagens de passagens bíblicas; o interior é revestido com madeira esculpida e com muito ouro (por conta do ciclo deste no país, como já foi dito). Existia a contradição do interno e externo, na qual as igrejas não precisavam ser tão cheias de detalhes na parte externa quanto na parte interna. Os artistas faziam muito o uso do ilusionismo que dava ideia de grandiosidade, de estar próximo ao céu, e consequentemente, de Deus. As colunas e escadas davam ideia de movimento, fazendo com que as pinturas parecessem mais reais.

Principais Artistas Do Barroco No Brasil

* Jesuíno do Monte Carmelo.

Singular vida a desse mulato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com