TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO 13

Seminário: CASO CONCRETO 13. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 13

Eleitores brasileiros acham 'todos os políticos corruptos', diz pesquisa- Da Redação Pesquisa qualitativa encomendada pela Justiça Eleitoral ao Instituto Nexus e à Cultura Data mostraque os eleitores brasileiros, em sua grande maioria, acham que os políticos são todos corruptos, e que não fazem nada pelo povo. Segundo os dados, há uma percepção geral de que a classe política não trabalha em benefício da população e visa seus próprios interesses. Para os entrevistados, os políticos são enganadores - prometem muito durante a campanha e não fazem nada daquilo que prometeram abandonam o eleitor.(...)Os dados revelam que há, no Brasil, dois tipos de eleitores: os otimistas, que acreditam no poder transformador do voto, e os céticos, descrentes, que percebem o voto como uma perda de tempo, que não muda a realidade. A pesquisa identificou que os eleitores de perfil otimista, apesar de serem críticos com relação à situação do Brasil, mantêm o patriotismo e percebem o voto como uma arma do cidadão. Já o grupo de pessimistas tende a ser contra a obrigação de votar e vivem a experiência de frustração com o voto (...)

• Por que a Constituição brasileira de 1988 foi chamada de “Constituição Cidadã’”?

R: Essa será a Constituição cidadã, porque recuperará como cidadãos milhões de brasileiros, vítimas da pior das discriminações: a miséria [...] O povo nos mandou aqui para fazê-la, não para ter medo. Viva a Constituição de 1988! Viva a vida que ela vai defender e semear!". Foram com essas palavras que o deputado Ulysses Guimarães

encerrou os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, da qual era presidente, em 27 de julho de 1988. Estava, assim, aprovada a nossa mais nova Carta Magna.

• De acordo com a reportagem acima, em sua opinião, é possível afirmar que a Constituição brasileira de1988 conseguiu solidificar nos brasileiros um sentimento de exercício da cidadania?

R: Não, o voto foi estendido à maioria das pessoas o que em tese, poderia aumentar o sentimento de cidadania ao trazer a participação da sociedade no governo, mas implantar esse sentimento não foi um objetivo totalmente alcançado, fato retratado na imparcialidade e na ojeriza que certas pessoas têm da política brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com