TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA DECADA DE 60

Pesquisas Acadêmicas: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA DECADA DE 60. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA DECADA DE 60

cCOMO ERA A Comunicação na Década de 60

Em 1º de maio de 1963, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.

Em 1965 é transmitido pela televisão o I festival de MPB.

Em 25 de junho e 1967, ocorre a primeira transmissão de televisão via satélite.

Criação da ARPANET, em abril de 1969, o embrião da Internet.

Década de 1960

A década de 1960, ou simplesmente década de 60 ou ainda anos 60 foi o período de tempo entre 1º de janeiro de1960 e 31 de dezembro de 1969.Vários países ocidentais deram uma guinada á esquerda no início da década, com a vitória de John F. Kennedy nas eleições de 1960 nos EUA,da coalizão de centro-esquerda na Itália em 1963 e dos trabalhistas no Reino Unido em1964.No Brasil, João Goulart virou o primeiro presidente trabalhista com a renúncia de Jânio Quadros.

Visão geral

A década de 60 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50.Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais empolgar a juventude Americana.A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60:a literatura beat de Jack Kerouac, o rock de garagem á margem dos grandes astros do rock e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, inclusive no Brasil.

Podemos dizer que a década de 60, seguramente, não foi uma,foram duas décadas.A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo.A segunda,de 1966 a 1968,em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.É ilustrativo que os Beatles, banda que existiu durante toda a década de 60, tenha trocado as doces melodias de seus primeiros discos pela excentricidade psicodélica, incluindo orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas.” I want o hold your hand” é o espírito da primeira metade dos anos 60, “ A Day the life”,o espírito da segunda metade.

Nesta época teve inicio uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários á Guerra Fria e á Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado de contracultura. Ocorre também á Revolução Cubana na America Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da África e dos Caribe, com a gradual independência das antigas colônias.

Ciências e Tecnologia

Tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada.

Em 1964 a IBM lança o circuito integrado, ou chip surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet .

Os soviéticos enviam o primeiro homem ao espaço ( Iuri Gagárin ) em 1961.

Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar na lua, um americana em 1969.

Os soviéticos enviam um robô para a Lua (1966).

Também em 1969, uma sonda dos EUA alcançou Marte e, meses depois, a URSS descia um robô em Vênus.

Cultura

A cultura foi impulsionada e espalhada, na década anterior, de 50, na qual o mundo todo encontrava-se em mudança cultural nos mais variados grupos sociais.

Televisão

Começaram as transmissões de TV em cores no mundo.

1965- A TV brasileira começa a utilizar a tecnologia do vídeo-tape, que permitiu a edição de programas televisivos, reduzindo o risco de erros, comuns nas exibições ao vivo.

1965- Inaugurada a Rede Globo, no Brasil.

A televisão passa a se ornar meio de comunicação em massa.

1967-1968 tornam-se os anos do auge os festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expressão político-ideológica da juventude, diante da repressão da ditadura militar.

A TV Record lança o programa musical, ”Jovem Guarda”(1965-1968), apresentado por Roberto Carlos, com Erasmo Carlos e Wanderléia.

Dias Históricos

21 de Abril de 1960: Inaugurada a cidade de Brasília,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com