TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE BRASILIA

Trabalho Universitário: CONSTRUÇÃO DE BRASILIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

2. 1. INTRODUÇÃO

Brasília, a capital do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então Juscelino Kubitscheck seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa a e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer. Ela sedia os três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário, continua sendo uma das mais belas e a mais moderna cidade do país.

No princípio era o ermo...

Eram antigas solidões sem mágoa,

O altiplano, o infinito descampado...

No princípio era o agreste:

O céu azul, a terra vermelho-pungente

E o verde triste do cerrado.

(Sinfonia da Alvorada, Moraes)

A política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek tinha por objetivo transformar a economia do país que até então era predominantemente agrária em uma economia moderna, com a intensificação da industrialização e urbanização, numa corrida que levaria ao desenvolvimento a política dos “50anos em 5”, ou seja, recuperar cinquenta anos de atraso em cinco anos de governo, Brasília seria um eixo de integração econômica.

Por ser uma cidade planejada Brasília recebeu pioneiros de todas as regiões do país, houve uma diversidade de costumes o que contribuiu para a definição de uma identidade cultural própria.

Com 27 anos de fundação foi classificada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Hoje além de ser o centro das decisões políticas de Brasília é a terceira cidade mais rica do país.

2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BRASÍLIA

Brasília é estruturada para receber turistas de negócios ou eventos, a cidade oferece equipamentos e serviços turísticos de alto padrão de qualidade, que surpreendem os turistas que procuram em Brasília lazer e cultura, classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Recebe cerca de um milhão de visitantes por ano.

2.1 ECONOMIA

Brasília possui o segundo maior produto interno bruto per capita do Brasil, o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira, além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. É a terceira cidade mais rica do Brasil, ela também possui a maior desigualdade de renda entre as capitais brasileiras, além de ser uma das capitais que mais se registram homicídios para cada cem mil habitantes no país.

2.1.2 LIGAÇÃO AÉREA COM A ECONOMIA

Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve de ligação terrestre e aérea para o país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck é o terceiro, em número de passageiros do Brasil.

2.2 CLIMA E VEGETAÇÃO

O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e relativamente frio. A temperatura média anual é de cerca de 21°C, podendo chegar aos 29,7°C de média das máximas em setembro, e aos 12,5°C de média das mínimas nas madrugadas de inverno em julho. A mínima absoluta histórica foi de 1,6°C em 1975 sendo acompanhada de uma geada. A máxima absoluta histórica foi de 35,8°C em 28 de outubro de 2008

É uma região que possui uma grande vegetação, reunindo 150 espécies. A maioria é nativa, típica do Cerrado, várias tombadas pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, para garantir sua preservação.

O desmatamento provocado pela expansão da agricultura é um dos problemasenfrentados atualmente na capital, o que segundo a UNESCO, desde sua criação, 57% da vegetação original não existe mais. Para colaborar com a preservação, são realizados programas de conscientização e de reformas estruturais para diminuir a degradação da vegetação e também da fauna e rios da região.

3. BRASÍLIA: CAPITAL DA ESPERANÇA

Brasília não foi construída da noite para o dia assim como a sua idealização, por isso é necessário rever toda a sua história.

Partindo de São Salvador na Bahia, a primeira capital do Brasil, foram precisos 185 anos para o Rio de Janeiro tomar seu lugar. A partir de então, as ideias sobre a probabilidade de mudar a capital para o interior do país foram efervescentes, a ponto de tornar-se o maior desafio do império, já havendo tentado inúmeras vezes sem obter sucesso.

Com o passar dos anos essa ideia continuou fixa, mas ainda sem êxito, até que o herdeiro do trono revoltou-se, proclamando a independência. Em 1823 nasce o projeto denominado Brasília, na primeira constituinte do Império brasileiro.

Mas sonhos e planos têm o seu tempo, o seu momento de tornar-se realidade e Brasília não poderia ser diferente. Transcorreram anos, décadas, o império deu lugar a República e entre pressões, tumultos e várias discussões, decidiram em 1922 o local exato onde Brasília seria edificado e mesmo assim demorou mais três décadas para esse projeto sair do papel.

Em setembro de 1946, no palácio de Tiradentes, Rio de Janeiro, liderada por Juscelino Kubitscheck, Israel Pinheiro e Benedito Valadares levantaram mais uma vez essa discussão de edificar uma nova capital no centro do país. Essa disputa provocou altercações e conflitos, pois deputados e senadores cariocas utilizaram toda a sua influência para que isso não acontecesse, e esse foi um dos fatores que retardaram a decisão de onde seria a localização.

Os auspiciosos estavam tão absorvidos nesse sonho, que não permitiam algo pronto. Queriam algo peculiar. Uma cidade que fizesse o diferencial entre as capitais projetadas de outros países, como Washington, nos EUA, e Canberra, na Austrália. A capital brasileira teria que ter um quê a mais, um toque de exclusividade.

Na disputa Goiás levou a melhor sobre Uberlândia e finalmente a decisão foi tomada. A capital seria no interior do país com a denominação de Brasília, uma referência ao Brasil, indicada por Louis Ferdinand Cruls, geografo belga radicado no país, que em 1892, coordenou a missão exploratória no cerrado do planalto central.

Categórico, JK foi determinado a tornar o projeto realidade e assim o fez; no dia 2 de outubro de 1956, assinou o ato proclamando:

Deste planalto central, desta solidão que, em breve, se transformará em cérebro das altas decisões nacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com