TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap 4 Adm

Ensaios: Cap 4 Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  3.195 Visualizações

Página 1 de 3

5. Em que o modelo racional de tomada de decisões difere do modelo de Simon de racionalidade limitada?

O modelo de tomada de decisão racional não tem intuito de descrever como são tomadas as decisões, e sim, como deveriam ser tomadas, por isso é tida como um modelo normativo. Ou seja, tornar mais racional a estrutura e o modelo do processo de decisão . Já a teoria de Simon , apenas pretende observar e reconhecer as limitações humanas e ambientais à tomada de decisões gerenciais, descrevendo como as decisões são tomadas. A noção de "solução satisfatória" é um conceito fundamental para o entendimento da mesma.

7. Quais são as armadilhas psicológicas mais comuns na tomada de decisão? Dê exemplos.

Ancoragem: é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe. Exemplo: os gerentes de marketing, ao tentar projetar as vendas de um produto para o ano seguinte, muitas vezes baseiam-se no volume de vendas registrado em anos anteriores. Perpetuação do status quo: é a tendência a favorecer alternativas que perpetuam a manutenção da situação existente. Exemplo: os primeiros jornais eletrônicos eram muito parecidos com seus precursores em papel. Custo irrecuperável: tentativa de fazer escolhas que justificam decisões passadas, mesmo que essas decisões se tenham revelado erradas. Exemplo: os bancos continuam emprestando dinheiro a empresas que estão em dificuldade para proteger os empréstimos iniciais. No entanto, na maioria das vezes, perdem duplamente. Evidência confirmadora: a pessoa busca por informações que corroborem sus instinto ou seu ponto de vista e evita informações que o contradigam. Isso faz com que deem um peso excessivo a informações que corroboram seu ponto de vista e um peso insuficiente a informações conflitantes. Exemplo: um administrador tende a aconselhar-se com colegas que sabe que vão concordar com ele e apoiar sua decisão.

8. Será que a intuição é uma abordagem válida para tomar decisões em uma organização? Como ela pode ser combinada com uma abordagem mais racional?

A intuição desempenha papel importante na tomada de decisão, porém confiar cegamente nos instintos pode ser muito perigoso em determinadas situações. Quando a ação gerencial é analisada apenas sob a perspectiva de racionalidade, tende a ser enxergada como irracional e ineficiente, quando, na verdade, representa a logica dos interesses e conflitos de poder inerentes a qualquer organização. Na prática, os gerentes aprendem a tomar decisões num processo organizacional limitado e fragmentado, no qual é impossível o alcance da racionalidade total.

9. Descreva os quatro estilos de tomada de decisão. Como esses estilos variam em função do nível que o administrador ocupa na estrutura organizacional?

Estilo diretivo: é característico de pessoas orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva. Os administradores que adotam esse estilo de tomada de decisão são lógicos, focados no curto prazo e eficientes. O estilo hierárquico em que prevalece a manutenção do status quo e nas quais a mudança é previsível. Estilo comportamental: representa uma forma de tomar decisões na qual a principal preocupação é o bem-estar das pessoas. Procuram aconselhar e persuadir em vez de ordenar e evitam situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com