TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap 6 Do Livro Adm Teoria E Prática No Contexto Brasileiro

Trabalho Universitário: Cap 6 Do Livro Adm Teoria E Prática No Contexto Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  2.830 Visualizações

Página 1 de 2

1 )Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

R: Organização - possibilita o alcance de objetivos complexos, criando condições para superar os limites de ação individual. O conceito de organização como entidade social e como função de administração.

A importância estrutura organizacional é para alcançar seu objetivo de forma eficaz e eficiente. E é o resultado final do processo de organização.

Organograma :mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização e os níveis hierárquicos.

2 ) Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

Departamentalização Funcional o critério mais usado para agrupar pessoas, recursos e tarefas em departamentos é de acordo com a função organizacional desempenhada. Constituem-se os departamentos de marketing, finanças, recursos humanos, operações, engenharias, contabilidade entre outros. Nesse caso procede-se a agregação de tarefas de acordo com a área funcional.

3)Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

É uma habilidade que possuímos para influenciar uma pessoa ou várias a fazerem as coisas de livre espontânea vontade por causa de nossa influência pessoal. Quando ouvimos alguém dizer, vou fazer isso porque aquele "cara" ou meu chefe é muito gente boa, está sempre me ajudando, suprindo minhas necessidades na empresa ou nas minhas tarefas, é sempre coerente, me entende e etc. O poder é o oposto de autoridade, com o poder as pessoas são obrigadas a obedecerem e não a fazerem de livre espontânea vontade. O poder você pode obter de várias formas. Ser colocado no cargo, comprar ou vender, ser dado ou tirado, herdado, indicado. Já autoridade diz respeito de quem você é, do seu caráter, sua personalidade e da influência que exerce sobre os outros. Poder Coercitivo, Poder de Recompensa, Poder legítimo, Poder de Competência e Poder de referência ou carismáticos. As manifestações do poder na estrutura organizacional são: a legitimidade do poder, a ilegitimidade da autoridade formal, a estrutura política das organizações e a estrutura informal das organizações.

5) R: As principais diferenças entre o modelo mecanicista e o modelo orgânico são:

Modelo Mecanicista Modelo Orgânico

Rigidez Flexibilidade

Permanência Mudança

Definitivo Adaptabilidade

Certeza Incerteza

Previsibilidade Impresisibilidade

Ambiente estável Ambiente mutável

Teoria traduicional Teoria da contingência

Burocracia Adhocracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com