TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalism

Resenha: Capitalism. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma sociedade capitalista os bens de consumo e meios produções estão nas mãos de pessoas e empresas e estas controlam de acordo com seus interesses. A maioria da população trabalha para tornaram ainda mais ricos. O estado funciona com meio para legitimar as injustiças sociais. No socialismo os meios de produção e os bens de consumo são controlados pelo estado, que por sua vez faz divisão de todos os bens que são produzidos pela sociedade de forma igualitária para todos os envolvidos na sua produção. Funciona mais ou menos com uma equipe que trabalha em conjunto em prol de uma causa e que cada membro recebe a mesma nota ou o mesmo beneficio que os demais componentes.

No capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual. No socialismo defende a propriedade coletiva direta dos meios de produção através de conselhos cooperativos de trabalhadores e da democracia local de trabalho.

Socialismo clássico é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e, as desigualdades sociais são pequenas, pois é um sistema de transição para o comunismo.

As formas de governos são: a monarquia consiste no regime de governo de uma só pessoa, no caso, o rei. A república é o regime em que o governante é eleito pelo povo. A república parlamentarista, em que o governante é eleito para o cargo de chefe de Estado, enquanto o parlamento escolhe o chefe de governo. Existem ainda regimes totalitaristas (o poder do Estado é absoluto sob os cidadãos; ditadura) e regimes anarquistas (em que há a ausência de poder do Estado).

No IDH, nos países socialistas e capitalistas não apresentam muitas diferenças em seus níveos, mas na renda per capita nos países capitalista mostram grandes diferenças entre eles, diferente dos países socialista que o número se aproxima. Já no PIB não há uma igualdade entre os países de mesma sociedade, por exemplo, a china tem um elevando PIB ao contrário de Cuba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com