TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo

Trabalho Escolar: Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente entendo que capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso directo aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta. O capitalismo não pode sobreviver e desenvolver-se senão quando estão reunidos o monopólio de meios de produção em proveito de uma classe de proprietários privados; existência de uma classe separada dos meios de subsistência e de recursos que lhe permitam viver de outro modo que não pela venda da sua força de trabalho. O modo de produção capitalista reproduz constantemente as condições da sua própria existência.

No texto “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” o autor enfoca suas principais conclusões sobre a relação entre o surgimento e a evolução do capitalismo, dando claros exemplos do mecanismo presente neste sistema, e destaco quando ele diz “As funções mais importantes da vida diária da sociedade são desempenhadas por funcionários públicos treinados técnica, comercial, e acima de tudo legalmente”.

Já no texto “Capitalismo para principiantes” os autores nos trazem de modo bem sátiro o desenvolvimento dos modos de produção ao longo dos tempos, mas sempre mostrando que de um modo geral, a classe trabalhadora, sempre vive de modo mais sofrível, e por diversas vezes longe das condições de uma vida digna, onde no 1º texto, o autor tenta nos mostrar com clareza os aspectos implícitos no sistema, mas fato é que o sociólogo foi fortemente influenciado pela dinamicidade e pujança do capitalismo americano, que àquela época já despontava como a mais forte “roda propulsora” do sistema – situação acentuada após a 1ª Guerra Mundial, e diante disto podemos observar uma certa aceitação quanto as métodos e resultados deste sistema, que nós bem sabemos sempre tende a favorecer as classes mais abastadas.

Mas em linhas gerais, Segundo Weber, o desenvolvimento do capitalismo deve-se a uma peculiaridade dos capitalistas da Europa Ocidental e norte americano de encarar o trabalho como uma vocação. Essa concepção é revestida por uma religião, o protestantismo, que insere uma nova ética ao homem. Assim o advento do capitalismo para Weber seria uma nova maneira de encarar o mundo do trabalho, que as pessoas deveriam enriquecer pelo suor do seu esforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com