TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo

Casos: Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 7

O capitalismo.

Tudo começou com o feudalismo. Na idade média, a sociedade européia era composta por três ordens: o Clero, a Nobreza e os Camponeses.

O Clero surgiu com o cristianismo e o fortalecimento da igreja na Europa; a Nobreza era composta por guerreiros e seus suseranos aos quais deviam fidelidade; os Camponeses eram os empregados da nobres. Os guerreiros protegiam os senhores em troca de terra chamada Feudo (por isso que se tem a expressão "senhores feudais"). Essas terras eram tão importantes porque ela produziam alimentos. Por isso era tão cobiçada.Com o passar do tempo, os alimentos que elas produziam não veio mais a suprir as necessidades da população, daí as pessoas começaram a praticar o comércio. A expansão comercial foi um dos principais prenúncios dos "tempos moderno". No século XIII já havia na Europa uma grande movimentação de comerciantes trazendo mercadorias de diferentes lugares para feiras que atraiam grandes números de pessoas. Um ponto de referência era a famosa feria chamada Champagne onde os mercadores nórdicos comercialização tecidos, peles, madeiras, mel e peixes com mercadores italianos. Era considerado o coração do mercado europeu até que veio seu declínio por causa de fatores como a peste negra e a guerra dos cem anos entre França e Inglaterra.

O mercado nórdico comercializavam produtos orientais trazidos para o porto de Gênova e Veneza. Entre esses produtos apreciado na Europa figuravam artigos de luxo como seda, porcelana, ou joias e ainda as famosas especiarias.

As especiarias tem um papel muito importante: elas eram produzidas no oriente pelos italianos e comercializados na Europa. Muito tempo restrito em algumas regiões do mediterrâneo, tardou a se difundir na Europa, o que fez com que alguns produtos tivessem seu valor equiparado a ouro. Então as especiaria ficam muito caro, e os países europeus decidiram investir em descobertas de novas rotas que permitissem o acesso direto ao Oriente, e quando foi tomado tal decisão Cristóvão Colombo saiu mar a fora com o objetivo de encontrar um caminho que desse ao Oriente, porém foi surpreendido quando se depara com um imprevisto: o encontro do "Novo Mundo"

O comércio cresceu tanto, que os comerciantes começaram a acreditar que uma nova revolução poderia ser considerada: "A revolução Comercial".Com a revolução comercial, os próprio comerciantes começaram com a venda e troca de mercadorias sempre com o objetivo de arrecadar lucros em cima do que eles produziam, e com isso surgiu uma nova era: O Capitalismo.

Capitalismo é um sistema sócio econômico político social adotados por vários países que possuem propriedades privadas com fins lucrativos onde os agentes econômicos(empresário),proprietários dos meios de produção seja comercializada num mercado, onde as transações são da natureza monetária.

Capitalismo designa um modelo de organização social e econômica em que a possibilidade de qualquer indivíduo criar fontes de rendimentos onde a distribuição é de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os ganhos são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são aos trabalhadores pelas empresas. Na atualidade, o capitalismo constitui-se como um modelo ideológico de organização socioeconômica, prevalecendo sobre a esfera política e apresentando-se como alternativa irrefutável e única aos sistemas de economia estatizada e centralizada, dita socialista ou marxista. (Marx Weber, Karl Marx, e outros estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas).

Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas, enquanto outro grupo se refere a esta última definição como uma reprodução do capital com tendência para o capitalismo. A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a propriedade, incluindo a determinação de como ela é usada, quem a usa, seja para vender ou alugar, e o direito à renda gerada pela propriedade. Não há definição exata do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica. Há, no entanto, pouca controvérsia que a propriedade privada dos meios de produção, criação de produtos ou serviços com fins lucrativos, preços e salários, é elementos característicos do capitalismo. Há uma variedade de casos históricos em que o termo capitalismo é aplicado, variando no tempo, geografia, política e cultura.

Sistema capitalista centralizado.

O sistema centralizado adota como princípio vetor o planejamento central. A economia gira em torno de um plano, do qual depende toda a ação econômica, inclusive o preço final de bens e serviços.

Neste modelo, a economia depende da ação de técnicos (tecnocracia/burocracia), pois exige cálculos prévios em torno dos objetivos a serem atingidos com o planejamento central. Diferentemente do modelo descentralizado, aqui não há sensibilização diante da figura do empresário, uma vez que a economia não é livre e não se baseia na oferta e procura: os preços são pré-fixados porque tudo depende do plano inicial, do qual são erradicados todos os vetores a serem realizados no âmbito da economia.

A economia centralizada, segundo André Ramos Tavares, encontra-se baseada na sobrevalorização do coletivo e, por este motivo, identifica-se com o sistema socialista, uma vez que, neste modelo, o centro exclusivo para tomada de decisões econômicas é o próprio Poder Público. Assim, as chamadas "leis do mercado" são suprimidas ou mitigadas ao máximo, sendo substituídas pelo dirigismo, pelo controle, pelo planejamento e execução. Salienta o autor que esse sistema centralizado (também chamado de sistema de autoridade) acredita no planejamento racional como sendo o melhor substituto do mercado livre e irracional.

O modelo da socialdemocracia de Weber fundamentou-se em uma economia planificada e centralizada, que buscou integrar os valores do Estado de Direito de inspiração liberal com o Estado comprometido com a justiça social, propugnado pelos socialistas. Assim, caracterizou-se por privilegiar a sociedade em face do indivíduo, ao mesmo tempo em que buscava compatibilizar os valores de liberdade e igualdade.

Para Fábio Mude-o, "a social democracia, movimento político e doutrina econômica difundida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com