TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo

Trabalho Universitário: Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças no mundo segundo o Capitalismo

A Questão Social surgiu na Europa Ocidental com o Capitalismo, foi quando aconteceu um grande fenómeno presente até hoje, foi uma onda de pobreza generalizada crescente entre os membros da classe operária.

O processo de urbanização, juntamente com a industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado e ao mesmo tempo, conscientializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação de toda essa exploração. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais.

A Questão Social pode ser definida como um conjunto de expressões da desigualdade da sociedade capitalista, a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade, as pessoas capitalistas.

O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Pereira destaca três modelos de organização do Capitalismo durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adoção de qualquer destes modelos derivou das mudanças no mundo de hoje.

Segundo esta pesquisa, um sistema concentrado nos grandes Estados e nas grandes indústrias como a Coca-Cola e a Apple, para o Capitalismo Global, influenciado por fluxos financeiros e de informação, desistabilizão a vida profissional e familiar dos indivíduos de toda uma sociedade fazendo com que surjam países mais desenvolvidos que outros como os Estados Unidos(USA) e o Japão.

Segundo Mota “As distintas expressões da questão social não se traduzem em uma nova Questão Social, mas sim em novas formas para velhos conteúdos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com