TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica do período barroco

Artigo: Característica do período barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha.

O período Barroco é caracterizado por mudanças bruscas causadas por contradições governamentais e principalmente religiosas. Foi um período artístico que se estendeu sensivelmente entre os séculos XVII e XVIII.

No filme se revela o caráter principal do Barroco, o parecer com o que não é.

O filme “Vatel: um banquete para o rei” se passa na França, na época do Antigo Regime. A sociedade francesa era caracterizada por a sua divisão estamental. Nesse tipo de sociedade, aqueles que nascessem nos estamentos mais baixos estariam condenados à neles permanecerem, uma vez que não havia a possibilidade de ascensão social.

No filme Vatel aborda o Barroco demonstrando todas as características artísticas da época e como viviam o Povo, a realeza e a Igreja. A vida no século XVI é marcada pela exuberância da aparência. Construções arquitetônicas e roupas luxuosas, excessivos gastos supérfluos fazem parte dos meios pelos quais a ideologia do movimento onde se pregava ao prazer de viver o presente. Vatel era o organizador de eventos do Príncipe de Condé, era famoso por suas apresentações que encantava todos aqueles que as viam. Chamava atenção pela forma em que apresentava suas ideias aos funcionários da corte, maquetes de toda a programação a ser produzida para as festas do Príncipe.

A corte está com problemas financeiros apesar de todas as demonstrações de riqueza e os altos gastos, sendo assim o príncipe de Condé tem uma ideia para evitar um desastre financeiro: convidará o rei Luis XIV para passar um fim de semana em seu castelo e, se conseguir agradá-lo, pode apagar as dívidas da região. Cabe a Vatel, empregado do príncipe, garantir que a comida e a diversão formem um verdadeiro espetáculo.

Dentre as características especificadas no Barroco, entre outras, podemos distinguir claramente os papéis da sociedade da época, ou seja, o comando por governantes absolutamente despreocupados com seu meio e voltados excessivamente para o se bel prazer. Assim, podemos fazer um paralelo um diálogo entre passado e presente através do filme. Distinguimos por comportamentos absurdos, uma sociedade individualista e voltada excessivamente para o seu ego e prazer. Infelizmente, esta mesma sociedade, é a “moderna”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com