TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O texto de Maria Barroco

Tese: O texto de Maria Barroco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

O texto de Maria Barroco exemplifica que uma sociedade organizada por esferas, se efetua de formas particulares, tendo suas regularidades próprias. Conforme a sociedade se complexifica, as esferas sociais podem ganhar certa autonomia, podendo até ser compreendida erradamente, devido as suas esferas ficarem isoladas em relação à totalidade.

Um dos erros metodológicos é consistir que uma dada categoria social tem o mesmo desenvolvimento em qualquer esfera da vida social, pois as categorias são modos de serem objetivos elas expressam o processo de reprodução do ser social.

A função primária nesta reprodução são economias, pois nenhuma esfera da vida social pode se reproduzir sem responder suas perspectivas.

O lugar da ética na totalidade social tem como ponto de partida o dado ontológico primário; o trabalho é o pressuposto da existência humana e forma privilegiada de práxis.

O trabalho é o fundamento ontológico-social de ser social, é ele que permite o desenvolvimento das mediações. Elas são conquistadas pelo processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho, sendo elas: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade.

O trabalho na reprodução do ser social tem um caráter universal e sócio-histórico.

A gênese da consciência humana é dada pelo conhecimento da natureza e a valorização dos objetos necessários para desenvolvimento do trabalho, de supor a sociabilidade e a universalidade.

1.2 Trabalho e alienação

Na sociedade capitalista se objetiva a (re) produção da vida social, o trabalho, se realiza de modo a negar suas potencialidades emancipadoras.

Os indivíduos que realizam o trabalho não se reconhecem, nele, como sujeitos.

O trabalhador se aliena do objeto que ele mesmo criou com isso, se aliena da atividade da relação consigo mesmo e com os outros.

Cria-se uma relação de estranhamento onde a riqueza humana construída, não é apropriada material e espiritualmente pelos indivíduos que a construíram, o próprio indivíduo, se torna objeto e os objetos passam a valer como coisas.

A coisificação das relações sociais e a transformação da riqueza humana em objetos estranhos aparecem aos homens como um poder que os domina.

Na sociedade capitalista madura e moderna se efetua o desenvolvimento maior das forças produtivas, obtendo o maior grau de alienação.

A alienação se (re) cria em novas formas, que invadem todas as dimensões da vida social. Todas as atividades humanas contém uma relação de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com