TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Capitalismo

Artigo: Características do Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITALISMO

É o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios, etc) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem dono.

Antes do capitalismo o sistema predominante era o feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terra e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade, como novas técnicas agrícolas e urbanização cooperaram para a queda do feudalismo e o surgimento do capitalismo.

Nesse sistema os proprietários, ou seja, os capitalistas são a minoria, e os trabalhadores a maioria, esses vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

Características do Capitalismo:

O capitalismo tem como características principais:

a) Toda mercadoria é para venda e não para uso pessoal;

b) O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho;

c) Toda negociação é feita com dinheiro.

d) O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é o dono do capital e da propriedade.

Fases do Capitalismo:

• Capitalismo comercial ou mercantil: consolidou-se entre os séc. XV e XVIII, é o chamado mercantilismo. As grandes potências da época exploravam novas terras e comercializavam escravos, com a intenção de enriquecer.

• Capitalismo Industrial: aconteceu na época da Revolução Industrial.

• Capitalismo Financeiro: após a 2ª guerra algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria.

O capitalismo vem sofrendo modificações desde a Revolução Industrial até hoje. No início do Séc. XX, algumas empresas se uniram para controlar preços e matérias-primas, impedindo assim que outras empresas menores tivessem a chance de competir no mercado.

Nessa época várias empresas se fundiram dando origem as transnacionais ( também conhecidas como multinacionais), por exemplo: Exxon, Texaco, IBM, Microsoft, Nike, entre outras.

Visando sempre o lucro e o progresso, grandes empresas passaram a valorizar seus empregados, oferecendo-lhes benefícios no intuito de conseguir extrair deles a vontade de trabalhar. O que consequentemente levará o funcionário a desempenhar o serviço de forma mais eficiente, contribuindo para o sucesso da empresa.

No sistema capitalista existem alguns termos bastante utilizados como:

- Lucro: valores vindos do resultado de trabalho e geração de serviços e venda, para acúmulo de capital.

- Propriedade Privada: as propriedades tem dono, ou seja, são bens particulares de utilização individual.

- Economia de Mercado: o mercado regula preços, estoques e produção, baseado pelo processo de oferta e procura. O Estado intervém apenas em casos delicados com medidas para garantir uma economia equilibrada.

- Divisão de Classes: essa é uma característica mais marcante desse sistema, onde uma pequena parte da população detém a maior parte do capital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com