TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa De Soberba

Dissertações: Casa De Soberba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

NTRODUÇÃO

Contextualização é o relato de dados obtidos de forma coordenada através de uma pesquisa minuciosa realizada por um determinado grupo em uma instituição que é o caso da escola em questão.

Esta contextualização se deu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pequeno Príncipe.

Para a realização deste trabalho fez-se necessário conhecermos a estrutura física e funcionamento da instituição escolar assim como realizar uma coleta de dados para elaboração do referido relatório.

Como acadêmicos do curso de pedagogia é imprescindível conhecermos a realidade da instituição e através deste conseguimos ter uma visão do trabalho docente assim como dos projetos educacionais, e das inovações necessárias na prática educativa, pois conhecemos de perto a realidade, analisamos como a escola desenvolve as atividades, e ainda os aspectos administrativos, chegando ao nosso objetivo.

Por intermédio deste trabalho, podemos conhecer a realidade e o funcionamento de uma instituição escolar, e verificamos que o verdadeiro processo do aprender e ensinar envolve uma estrutura e normas a serem seguidas, com a colaboração de todos os envolvidos.

Contudo entendemos que a escola educa, propicia a articulação com as comunidades e organizações e está inserida como um todo, resgatando a realidade social, política, econômica e cultural.

“Aonde chegamos depende do quanto libertamos a arte de pensar”

(Augusto Cury)

1.Descrição e análise dos dados

coletados.

1.1.Caracterização sócio – econômica.

A E.M.E.I e Fundamental Pequeno Príncipe foi criada através do decreto nº 022 de 03 de fevereiro de 1997, neste período as estruturas eram apenas duas salas de aulas, uma cozinha e dois wc. No início tinha o objetivo de atender crianças com idade para o pré-escolar, já que o município contava apenas com uma escola estadual que não atendia a essa clientela.

Com o aumento da população no município houve-se a necessidade de expansão dos serviços oferecidos pela escola e em 2001 a escola recebeu o decreto de denominação nº 149 de 19 de novembro de 2001, onde passou de infantil para também ensino fundamental, ficando ai a necessidade de construção de novas salas de aulas e estruturas para atender a clientela que vinha aumentando, a qual durante os anos houve grande avanço em todos os aspectos.

A clientela da escola é composta principalmente por crianças de famílias de baixa renda, porém não se caracteriza total miséria como nos grandes centros urbanos.

A geração de empregos no município se concentra principalmente nas madeireiras, existindo ainda os trabalhadores no setor não regulado, os empresários, os agricultores, os comerciantes e funcionários públicos.

As estruturas das casas no município são simples predominando as construções em alvenaria nos setores comerciais e construções em madeiras nos setores residenciais.

Na área urbana do município possui duas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, uma escola municipal de ensino infantil, uma escola particular de ensino infantil, uma escola estadual de ensino

fundamental e médio e uma quadra municipal de esportes.

As atividades culturais do município são desenvolvidas e organizadas pelas escolas e igrejas locais juntamente com a participação dos alunos e população.

Na religião a população está dividida em protestantes e católicos onde se observa que além das igrejas evangelizarem, ajuda a necessitados e prendem a atenção de jovens através de atividades.

O atendimento da assistência social e a saúde do município

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com