TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1

Ensaios: Caso Concreto 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  5.699 Palavras (23 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 23

aluno deverá assistir aos seguintes filmes:

"Desmundo" (dirigido por Alain Fresnot, roteiro baseado no livro Desmundo, de Ana Miranda) - ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias. (http://www.youtube.com/watch?v=oxQe_BeRba0).

"Como era gostoso o meu francês" (dirigido por Nelson Pereira dos Santos) - No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória. (http://www.youtube.com/watch?v=MVoP4IxV10w).

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA:

OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE

AFINAL, O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

OBJETIVO:

Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

DESENVOLVIMENTO:

Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:

1. O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios:

a) O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1

b) Violação aos Direitos Humanos

http://www.youtube.com/watch?v=vL4wKEKTg-I

2. Depois, ler o texto intitulado: Direitos humanos: Sobre a universalidade rumo aos Direitos Internacional dos Direitos Humanos.

No seguinte sítio: http://www.dhnet.org.br/direitos/brasil/textos/dh_univ.htm

PRODUTO/RESULTADO:

Texto elaborado pelo aluno, com o título: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.o

R.: Direitos Humanos são direitos á vida e a liberdades básicas disponíveis a todos os seres humanos.

O conceito de Direitos Humanos nos da também o direito a liberdade de pensamento e de expressão e igualdade perante as leis sem qualquer tipo de distinção. (idade, sexo, cor, raça, religião.).

A Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas Afirma:

[...]

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Mas nem todos os países aderiram o acordo da Declaração dos Direitos do homem das Nações Unidas. Possuem uma constituição federal que constam quais são aos direitos; O Brasil aderiu à declaração, mas também tem a Constituição Federal que afirma.

[...]

Capitulo I Art.5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviabilidade do direito à vida, à liberdade, á igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta constituição”.

Quando a Constituição Brasileira fala “a todos”, é realmente a todos não se exclui os estrangeiros que aqui estão só de passagem. São todos aqueles que estão em terras brasileiras.

Os Direitos Humanos existem, para que, em primeiro lugar, a vida seja o bem maior da humanidade e que ninguém tenha o direito de subtrai- lá do outrem.

O que são Direitos Humanos?

Partamos da ideia que direitos humanos são os direitos fundamentais que um ser humano possa ter. ‘O primeiro e mais legítimo é o direito a vida’. Sem vida não há sentido dos demais direitos. Mas o que são direitos fundamentais? Ex.: direito a água, comida, segurança, saúde, educação, etc.

Desde que o mundo civilizado existe sempre houve violações aos direitos humanos, guerras e mais guerras em nome da paz, genocídios, imposição de culturas sobre outra, e principalmente a imposição monetária.

Trezentos anos de Escravidão no Brasil, Terceiro Reich, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Teste da bomba atômica sobre o Japão, Aparthaid na Africa, Sadan Hussen no Iraque, Muammar Kadafi na Líbia e mais recentemente o Norte Coreano Kim Jong Il, que ameaça o mundo com seus testes bélicos no oceano. Todos estes citados, violaram na história, e violam o que há de mais prematuro nos direitos do homem.

Voltando para nossas terras tupiniquins, nos grandes centros onde o direito deveria prevalecer devido a comodidade e evolução social; é onde se observar várias violações dos direitos do ser humano, partindo da vontade política.

E comum vermos crianças trabalhando nos sinaleiros, idosos puxando carrinhos de material reciclado, pessoas em filas de postos de saúde de madrugada para marcar consulta, que muitas vezes demoram meses para serem atendidas; há o direito dos internos das prisões que vivem em cubículos amontoados como se fossem objetos, sem poderem cumprir suas penas com o mínimo de dignidade, recentemente os casos de racismo no futebol brasileiro, há o direito dos loucos, etc.

Todos estes exemplos são para refletir o quão amplo é a explanação sobre os direitos humanos, nada fácil de conciliar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com