TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 5

Ensaio: Caso Concreto 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Ensaio  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1

Desenvolva considerações acerca do que contribuiu para o fracasso da lei de 1831 e das condições que possibilitaram o êxito da lei Eusébio de Queiroz:

Em 1831 a proibição do tráfico negreiro foi por conta de um acordo político com a Inglaterra e que não surtiu efeito por falta de instrumentalização de combate ao tráfico negreiro, daí surgiu a expressão “Lei para inglês vê “ já que em 1850 a Inglaterra havia editado o : “Bill Aberdeen”que autorizava a marinha inglesa a interceptar em qualquer oceano do planeta, em qualquer água territorial a interceptar qualquer navio negreiro sendo assim o Ministro Euzébio de Queiroz fez publicar uma lei com seu nome e que pela 1 vez dava instrumentos efetivos de combate ao tráfico negreiro.

Questão objetiva 1

Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil – EDUSP), mais do que assinalar a metade do século XIX no Brasil, o ano de 1850 foi marcado pela entrada em vigor de uma série de leis que buscavam mudar a fisionomia do país no sentido daquilo que se entendia, à época, como modernidade. Assim, no que se refere a esta legislação, voltada para uma modernização institucional do Império, é CORRETO afirmar que:

E – Ela criou as condições institucionais para a modernização do ambiente empresarial brasileiro da época, através da promulgação do Código Comercial e dos decretos 737 e 738 que o regulamentaram.

Questão objetiva 2

O Período Regencial, que se seguiu à abdicação de D. Pedro I, foi marcado por uma série de reformas que refletiram as dificuldades que os governos deste período tiveram em lidar com a inexistência de um consenso entre grupos dominantes a respeito do arranjo institucional que lhes fosse mais conveniente e do papel do Estado como organizador geral dos interesses dominantes. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos do Período Regencial e das reformas institucionais nele ocorridas, é CORRETO afirmar que:

A – A “solução regencial” adotada para o exercício da chefia do governo, enquanto durasse a menoridade de D. Pedro de Alcântara, resultou de um amplo acordo entre os principais atores políticos da época, já que não havia qualquer previsão legal para sua implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com