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Caste

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Por:   •  19/3/2013  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  671 Visualizações

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Casta é uma forma de estratificação social caracterizada pela endogamia , transmissão hereditária de um estilo de vida que muitas vezes inclui uma ocupação, status ritual em uma hierarquia, e interação social habitual e exclusão com base em noções culturais de pureza e poluição. [ 1 ] [ 2 ] O exemplo paradigmático etnográfica é a divisão da Índia hindu sociedade em rígidas grupos sociais, com raízes na história antiga da Índia e persistindo até hoje. No entanto, a importância económica do sistema de castas na Índia tem vindo a diminuir como resultado da urbanização e programas de ação afirmativa. Um assunto de erudição muito por sociólogos e antropólogos, o sistema de castas hindu é usado às vezes como uma base analógica para o estudo de castas como as divisões sociais existentes fora hinduísmo e Índia.

Casta no resto do Sul da Ásia

[ editar ] Nepal

Artigos principais: Nepal sistema de castas e Etnia e casta no Nepal

O Nepal sistema de castas se assemelha a do índio Jati sistema com várias divisões Jati com um sistema de Varna sobreposta por uma equivalência aproximada. Mas desde que a cultura ea sociedade é diferente de algumas das coisas são diferentes. Inscrições atestar o início de um sistema de castas durante o período Lichchhavi. Jayasthiti Malla (1382-1395) categorizados Newars em 64 castas (Gellner, 2001). Um exercício semelhante foi feita durante o reinado de Mahindra Malla (1506-1575). O hindu código social foi mais tarde criado em Gorkha por Ram Shah (1603-1636).

[ editar ] Paquistão

Ver artigo principal: sistema de castas entre os muçulmanos do sul da Ásia

Religiosos, fatores históricos e sócio-culturais que ajudaram a definir os limites da endogamia para os muçulmanos em algumas partes do Paquistão . Há uma preferência por casamentos endogâmicos com base na natureza voltada para o clã da sociedade, que valoriza e procura ativamente semelhanças na identidade do grupo social com base em vários fatores, incluindo a religiosa, sectária, étnica e tribal / clã filiação. Afiliação religiosa é, em si multi-camadas e inclui considerações religiosas, além de ser muçulmano, como identidade sectária (por exemplo, xiita ou sunita, etc) e orientação religiosa dentro da seita (Isnashari, Ismaili, Ahmedi, etc.) Ambos afiliação étnica (por exemplo, sindi, Baloch, Punjabi, etc) e membros do biraderis específicos ou Zaat / quoms são outras componentes integrais de identidade social. [ 13 ] Dentro dos limites da endogamia definidos pelos parâmetros acima, perto sindicatos consangüíneos são os preferidos devido a uma congruência de fatores principais características do grupo e nível individual de fundo assim como afinidades. McKim Marriott reivindica uma estratificação social que é hierárquica, fechado, endogâmico e hereditário é muito prevalente, particularmente na parte ocidental do Paquistão. Frederik Barth em sua revisão do sistema de estratificação social no Paquistão sugere que estas são as castas. [ 14 ] [ 15 ] [ 16 ]

[ editar ] Sri Lanka

Ver artigo principal: sistema de castas no Sri Lanka

O sistema de castas no Sri Lanka é uma divisão da sociedade em camadas, [ 17 ] influenciado pelo clássico Varnas ariana do norte da Índia e do Dravida sistema Jati encontrado no sul da Índia. Sri Lanka textos antigos, como o Pujavaliya, Sadharmaratnavaliya e Yogaratnakaraya e mostrar que as inscrições que a hierarquia acima prevaleceu durante todo o período feudal. A repetição da hierarquia de castas mesmo ainda tão recentemente como no século 18, no British / Kandyan Kadayimpoth período - livros de Fronteira, bem como, indica a continuação da tradição até o fim da monarquia no Sri Lanka.

[ editar ] estratificação Caste-como fora do Sul da Ásia

[ editar ] Sul da Ásia

Um homem de casta Sudra de Bali . Foto de 1870, cortesia de Tropenmuseum, Holanda

[ editar ] Mianmar

Karen são pessoas da Birmânia - Tailândia região de fronteira. Eles foram reivindicados por missionários cristãos e colonialistas britânicos como pessoas que foram tratadas pela maioria étnica como de baixa casta pessoas ou suja-alimentadores . [ 18 ]

[ editar ] Bali

Ver artigo principal: balinesa sistema de castas

Balinesa estrutura de castas tem sido descrito na literatura do início do século 20 europeu para ser baseado em três categorias - triwangsa (três vezes nascido) ou a nobreza, dwijati (nascido duas vezes) em contraste com ekajati (uma vez nascido) as pessoas baixas. Quatro estados foram identificados nesses estudos sociológicos, soletrado um pouco diferente do que as categorias de castas para a Índia: [ 19 ]

Brahmanas - sacerdote

Satrias - cavaleiro

Wesias - commerce

Sudras - servidão

A casta Brahmana foi subdividida por esses etnógrafos holandeses em duas: Siwa e Buda. A casta Siwa foi subdividido em cinco - Kemenuh, Keniten, mas, Manuba e Petapan. Esta classificação foi para acomodar o casamento observada entre os homens maiores de casta Brahmana com menores mulheres castas. As outras castas foram igualmente ainda sub-classificada por esses etnógrafos do século 19 e início do século 20 com base em numerosos critérios que vão desde a endogamia, profissão ou exogamia ou a poligamia, e uma série de outros fatores, de uma forma semelhante ao castas em colônias espanholas como o México, e estudos do sistema de castas em colônias britânicas como a Índia. [ 19 ]

[ editar ] Ásia Oriental

[ editar ] Japão

Ver artigo principal: hierarquia Japão Feudal

Samurai japonês de importância e servo.

Na história do Japão, estratos sociais com base na posição hereditária em vez de mérito pessoal, estava rígido e altamente formalizados. No topo estavam os nobres Imperador e Tribunal ( kuge ), juntamente com o Shogun e daimyo. Abaixo deles a população foi dividida em quatro classes, em um sistema conhecido como mibunsei (身分制). Estes foram: samurais , camponeses, artesãos e comerciantes. Só a classe samurai foi autorizado a portar armas. Um samurai tinha o direito de matar

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