TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E vida da população, inclusive aqueles que dizem respeito à pobreza e à desigualdade. (CAST

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Wa1 - Serviço Social - Políticas Setoriais e Políticas Setoriais Contemporâneas

Apresentação da disciplina:

A disciplina de Políticas Setoriais e Políticas Setoriais Contemporâneas tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de ampliar a compreensão dos conceitos de políticas sociais, além dos espaços de atuação do serviço social nas políticas setoriais e algumas propostas de intervenção destas políticas na contemporaneidade.

Objetivos:

• Possibilitar o entendimento da disciplina para que os alunos possam identificar a importância das intervenções junto ao público de direito.

• Proporcionar fontes de estudo que possam contribuir para o conhecimento dentro do processo histórico, como se encontra a estruturação de algumas políticas setoriais.

• Oportunizar atividades com as quais o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado.

Conteúdo Programático:

Unidade 1 – Políticas Sociais: sua origem e ampliação no contexto da Constituição Federal de 1988.

- Conceitos de Políticas Sociais;

- Origem e condições para o surgimento da Intervenção Estatal – Políticas Sociais;

- Desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil;

- Neoliberalismo na contra mão da Constituição Federal e

- As tendências atuais das políticas sociais;

Unidade 2 – Espaços Institucionais de Participação na Gestão das Políticas Sociais.

- Nova gestão das políticas sociais no Brasil;

- Modelos de Democracias;

- Controle Social: Conselhos Gestores e Conferências.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), aula atividade por chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo), além do material didático da disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir à teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (Portfólio), realização de avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, webaula e material complementar.

Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação à sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não têm relação com o tema selecionado pelo professor.

Habilidades e competências

Espera-se que ao final da unidade o aluno possa compreender o processo de construção das Políticas Sociais no Brasil e as estratégias de participação da população na gestão delas.

SERVIÇO SOCIAL

Unidade 1 - Políticas Sociais: Sua Origem e Ampliação no Contexto da Constituição Federal de 1988

WEBAULA 1

“O que transformou o mundo não foi a utopia.

Foi a necessidade”.

(José Saramago)

Que bom voltarmos a falar sobre POLÍTICAS SOCIAIS!

Fonte: Disponível em: < https://gincanajuventudeviva.files.wordpress.com/2014/07/educacao.jpg >. Acesso em: 4 mar. 2015.

Políticas Sociais é um importante assunto para os futuros profissionais de serviço social. Você deve ter percebido o quanto tem crescido os estudos nesta área. Ampliaram as pesquisas, os Trabalhos de Conclusão de Curso, as Dissertação de Mestrado, entre outros.

O debate entre esses profissionais e outros vem conquistando espaço em recente período, acendido pelos indicadores assustadores que expressam marcas – históricas e profundas – de desigualdades sociais, quando uma parte expressiva da nossa sociedade está condenada à pobreza extrema e também pelas mudanças na relação entre Estado e Sociedade na gestão das políticas sociais.

LINK

Para melhor e maior compreensão acerca do tema, sugerimos a leitura do texto: POLÍTICAS SOCIAIS E POBREZA NO BRASIL, de Amélia Cohn. Nele se apresentam as principais questões que norteiam o debate sobre as Políticas Sociais. Disponível em:

. Acesso em: 03 mar. 2015.

A relevância deste estudo para o curso de Serviço Social justifica-se especialmente por dois motivos: é o espaço elementar de atuação do assistente social e as ações e intervenções das políticas sociais se constituem em estratégias de intervenção e enfrentamento das expressões da questão social neste sistema capitalista atual.

Apesar da ampliação da discussão e produções teóricas ainda há muitos caminhos a percorrer. Quando resgatamos a trajetória das conquistas dos direitos sociais e a estruturação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com