TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Castelos Medievais

Casos: Castelos Medievais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

CASTELOS MEDIEVAIS

1. INTRODUÇÃO

Presente trabalho tem por objetivo esclarecer, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre os castelos medievais, que durante a Idade Média (século V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O castelo medieval

A época medieval foi marcada pelas edificações militares, durante a fase da reconquista de Portugal aos Mouros. Nesta altura surgiram uma séria de castelos de origem Templária com características construtivas muito próprias e bastante evoluídas.

A topografia e o tipo do solo eram os elementos fundamentais para a definição da localização do edificado, dos seus alicerces e das suas muralhas. Um castelo medieval é tipicamente constituído por: muralhas, porta de entrada, adarve, torre, ameias e merlões, torre de menagem.

As muralhas com paredes de 4 a 5 m de espessura com dois paramentos de pedras mais pequenas e argamassa a encher os vazios, não eram habitualmente muito altas, pois obrigaria a serem demasiado espessas, mas eram construídas ao longo do perfil mais inclinado do terreno, dificultando a ação dos invasores.

A porta de entrada era 91356661 o ponto fraco da defesa de um castelo. Assim sendo, era comum que fosse ladeada por duas torres.

A adarve era o caminho no topo das muralhas que percorre todo o perímetro do castelo, permitindo a movimentação rápida dos guerreiros.

As torres eram os elementos de maior altura interrompendo o adarve, possibilitando maior vantagem defensiva.

As ameias e merlões eram o parapeito da muralha, apresentavam saliências que serviam de proteção para ataques com bestas e arcos. Os elementos elevados são os merlões e os vazios ameias.

As torres de menagem eram o último reduto de defesa de um castelo quando todas as restantes defesas tivessem sucumbido. Era um edifício com diversos andares, escadas estreitas, paredes muito espessas e porta de difícil acesso.

Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XV, aproximadamente), os castelos eram erguidos de (31) 8877-9455 Fernando madeira retirada das florestas da região. O seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto.

A partir do século XI, a arquitetura de construção de castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído.

Em volta do castelo medieval geralmente, era aberto um fosse preenchido com água. Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. Os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres, onde ficavam posicionados arqueiros e outros tipos de guerreiros. O calabouço era outra área importante, pois nele os reis e senhores feudais mantinham presos os bandidos, marginais ou inimigos enclausurados.

Como o castelo medieval era construído com a intenção principal de proteção durante uma guerra, outros elementos eram pensados e elaborado para estes momentos. Muitos possuíam passagem subterrâneas para que, num momento de invasão, os seus moradores pudessem fugir.

2.2 A vida em um castelo

A vida em um castelo medieval era muito difícil, o trabalho era o que não faltava. A vida naquela época não era muito confortável. Não havia aquecedores, a não ser a lareira nos castelos dos nobres senhores feudais. Os servos e outros se viravam com pequenos candeeiros e passavam muito frio nas frias noites medievais.

O senhor e sua família tinham mais conforto, usavam grossos cobertores, colchão de plumas, cobertas de pêlos de animais e tapeçarias cobrindo as paredes para amenizar a umidade e os ventos, enquanto os residentes de menos estatus frequentemente dormiam nas torres com algumas roupas não muito grossas e tendo apenas o calor humano para se aquecer. Os empregados pessoais do senhor e da senhora tinham o privilegio de dormir próximo a seus quartos. Embora dormissem no chão, usando uma coberta, podiam se aquecer um pouco com o calor da lareira.

Mesmo durante os meses mais quentes do ano, o castelo era um lugar úmido e seus residentes passavam a maior parte do dia ao ar livre. Usavam um tipo de coberta para se envolver e manter-se aquecido durante o trabalho. Os banhos eram tomados em barris de madeira transportáveis, então o sol podia aquecer a água e o banhista. A privacidade era garantida com uma tenda ou cobertura.

O dia começava com o nascer do sol. Assim que o senhor e a senhora acordasse, seus empregados já se dirigiam a seus quartos e o varriam, esvaziavam o urinol e as lavadeiras começavam seu trabalho. Tomavam o café da manhã e logo após, o senhor e sua família se dirigiam à capela, para a missa da manhã. Após a missa, o senhor começava seus afazeres. Quando estava presente no castelo, era ele o administrador chefe. Seu poder era político, judicial, fiscal e também incluía a defesa de seu território. Assim como seu rei, ele poderia punir as pessoas, coletar impostos e até mesmo cunhar suas próprias moedas. Quando suas obrigações o levava a se ausentar do castelo, o que era freqüente, um outro administrador cuidava de seus afazeres.

A senhora do castelo era servida por suas damas de companhia e camareiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com