TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo De Hamurabi

Trabalho Universitário: Codigo De Hamurabi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho é uma exigência da disciplina História do Direito que tem por objetivo descrever a criação do Código de Hamurabi e seus artigos, com referência à Lei de talião, código este que foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia na cidade de Susa, atual Iraque. Datado de 2000 a.C, é o código mais antigo que se tem notícia.

Reunia uma legislação criada pelo Rei Hamurabi, na Mesopotâmia, e pode-se dizer que esse código foi um pouco além da simples reunião de regras e costumes.

Seu conteúdo abrangia regras diferenciadas da moral, e trazia a idéia de igualdade de tratamento para os indivíduos da sociedade. Os preceitos do referido código continham inúmeras matérias, desde a regulação relativa aos crimes até normas que disciplinavam algumas classes profissionais. Pode-se dizer que o código em questão adotava a pena de talião, cuja a máxima se expressa pela frase: "olho por olho, dente por dente", sendo que a pena de morte era largamente utilizada.

1.1 BIOGRAFIA

Sexto rei sumério (1792-1750 a. C.) nascido em Babel, da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do 1o Império Babilônico, unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor, cujo nome permanece indissociavelmente ligado a um dos mais importantes códigos jurídicos da antigüidade: o Código de Hamurabi.

Filho de Sinmuballit, quinto rei da dinastia, pouco depois de ascender ao trono, o jovem soberano deu início à fusão de semitas e sumérios em uma unidade política e civil, conquistou quase toda Mesopotâmia. Como legislador consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.

Como administrador, cercou a capital com muralhas, restaurou os templos mais importantes e instituiu impostos e tributos em benefício das obras públicas, retificou o leito do rio Eufrates, construiu novos e manteve antigos canais de irrigação e navegação, para dar impulso à agricultura e o comércio na planície mesopotâmica. Apesar da nossa afirmação acima sobre sua existência, encontramos várias outras fontes com datas para sua vida entre 2.100 e até 1600 a. C.

2. O CÓDIGO DE HAMURABI

Segundo Anu o Sublime, Rei dos Anunaki, e Bel, o senhor dos céus e da terra, que decretaram o destino da terra, assinalaram a Marduk, o todo-poderoso filho de Ea, deus de tudo o que é direito, o domínio sobre a humanidade, fazendo dele grande entre os Igigi, eles chamaram a Babilônia por seu nome ilustre, fizeram-na grande da terra, e fundaram nela um reino duradouro, cujas fundações são tão sólidas quanto as do céu e da terra; então, Anu e Bel chamaram por meu nome, Hamurabi, o príncipe exaltado, que temia a deus, para trazer a justiça na terra.

Durante o período de hegemonia do império Babilônio sobre a Mesopotâmia (1800-1500 a.C.) o rei Hamurabi foi responsável por uma das mais importantes contribuições culturais daquele povo: A conciliação de um código de lei escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente de geração em geração ou de forma consuetudinária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com