TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Teoria Classica E Neoclassica Administração

Exames: Comparação Teoria Classica E Neoclassica Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  2.376 Visualizações

Página 1 de 3

Clássica x Neoclassica:

C- Prever: Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para tingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.

N- Planejar: Consiste em quatro métodos de planejamento:

1- Planejamento – processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizá-los.

2- Planejamento estratégico – planejamento do rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar.

3- Planejamento operacional – ou planejamento do dia-a-dia, direciona cronogramas específicos e alvos mensuráveis.

4- Planejamento tático – analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.

C-Organização: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

N-Organização: Recursos e atividades para atingir os objetivos, órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade.

Uma das técnicas relacionadas com a organização é o organograma que é um gráfico que representa a estrutura formal da empresa, onde aparecem claramente:

1- A estrutura hierárquica, definindo os diversos níveis da organização.

2- Os órgãos componentes da estrutura;

3- Os canais de comunicação que ligam os órgãos

4- Os nomes dos ocupantes dos cargos.

C-Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

C-Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

N-Direção: Na teoria Neoclassica, comandar e coordenar se fundiram na Direção, que a base é acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação, como colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas: está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.

Principios gerais de direção:

1- Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas.

2- Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade.

3- Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo.

4- Principio da coordenação ou das relações funcionais: É uma ação globalizada e convergente, que harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio do objetivo comum.

C-Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com