TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio

Monografias: Comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Nos princípios do decénio de 1960 começou a ser publicada literatura de autores de diferentes continentes sobre a história da África e as relações Europa-África. Esses autores atacaram e destruíram preconceitos racistas e deram ao mundo uma imagem nova do continente africano e dos seus povos. Escritores como Basil Davidson, Charles R. Boxer, Walter Rodney, José Capela e muitos outros puseram pela primeira vez à disposição do público, a verdade sobre o colonialismo e o comércio de escravos de África. Mas mais de trinta anos passaram desde que estes livros foram publicados e os conhecimentos então actuais estão agora muitas vezes bem reduzidos.

O “Comércio de escravos e racismo: o berço do capitalismo” é baseado nesses livros e outros estudos e tem como fim dar uma descrição do comércio de escravos em África – a maior imigração da história da humanidade – e fazer que o leitor se interesse e continue a aumentar os seus conhecimentos sobre o tema. Esses conhecimentos são importantes para todo aquele que se quiser orientar nas lutas politicas do mundo em que vivemos e sobretudo na luta contra o racismo. O papel da igreja cristã aqui revelado é importante para a explicação da vitória dos negreiros e colonialistas e do aparecimento do racismo no mundo.

Uma parte do artigo está talvez muito dedicada ao papel de Portugal em África. A razão disso é evidente, os portugueses foram os primeiros europeus a chegarem a África ao sul das Canárias, explorando sozinhos grandes partes das costas africanas durante quase um século.

O “Comércio de escravos e racismo: o berço do capitalismo” foi escrito para o jornal Comunista sueco “Proletären” como uma série de 7 artigos em Julho de 1997. A tradução para português não é da melhor qualidade. Se alguém com bons conhecimentos da língua portuguesa quiser melhorar a nossa tradução aqui fica o nosso profundo agradecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com