TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constructivismo

Tese: Constructivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

CONSTRUTIVISMO

O Construtivismo é uma nova visão de mundo e da natureza humana. Busca desvendar o anacronismo das praticas pedagógicas tradicional e escolar, portanto ele é interacionista. Tanto a epistemologia quanto a psicologia na visão construtivista não fazem corretamente a aprendizagem humana, para ele atua como uma pratica focalizada, como observação do microscópio, por exemplo. A firma que a aprendizagem não precede só do sujeito, nem só do objeto, mas sim da interação de ambos. Sendo assim pode observar que o construtivismo foca a interação sujeito – objeto como uma estrutura bipolar e inseparável, ou seja, não há objeto sem sujeito e nem sujeito sem objeto, um exemplo é a frase de Descartes “Eu penso, logo existo”. Nessa relação sujeito- objeto observa uma grande contribuição de Vygotsky e Wallon onde deram dimensão cultural ao objeto e histórica ao sujeito. Para o construtivismo, a interação social é um importante meio para o acesso à informação e ao objeto do conhecimento, por isso afirma que o homem não nasce com o conhecimento são eles que nascem no ser humano por internalização e reconstrução adquirida principalmente na forma de diálogo.

Necessidade de Integração do Construtivismo

No ensino o construtivismo ainda não se faz tão presente, está em fase de construção com empenho de alguns professores, são profissionais desejos a trabalhar com alunos interativos que participa das aulas e das atividades escolares. Observa o construtivismo como uma teoria do conhecimento que abrange o sujeito histórico e objeto cultural com reciprocidade entre ambos e que satisfaz a lacunas e as necessidades, em suma, não sabemos tudo estamos sempre aprendendo. O ensino que se tem hoje é muito indefinido, sem identidade e até cheios de confusão para mente dos adolescentes, pela divisão e pela rigidez dos seus métodos. Prende o aluno no ou isto ou aquilo ao invés de isto e aquilo.

Não há como confrontar interacionistas entre si, segundo o autor nos relata isso só é possível entre racionalismo e empirismo, construtivismo e racionalismo e construtivismo e empirismo. No cotidiano pedagógico, percebem-se divisões, discursões que causa prejuízo ao ensino para que ocorra a mudança deve-se fazer a integração das bases de contribuição que são o interacionismo e a dialética. No interacionismo a aprendizagem e o desenvolvimento são resultantes não só de estímulo externo, nem só da produção da razão, mas a atuação dos dois, onde o sujeito entra com a forma de pensar e o objeto com o conteúdo da matéria, sendo a produção do conhecimento e da mente por etapas ou contribuição. Quanto às diferenças percebe-se na formação da linguagem ao analisarmos a visão de Vygotsky e Piaget, para Piaget é reflexo do pensamento, já Vygotsky o pensamento é que é reflexo da linguagem.

A Pedagogia como critério de Aplicação e integração do Construtivismo

Piaget classificou as ciências de duas maneiras, as que não se preocupam com a aplicação na pratica e as que visam essa aplicação do conhecimento. Na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon, o construtivismo foi elaborado com objetivo de extrair leis sobre a construção do conhecimento da inteligência e da mente e sobre a gênese do conhecimento humano. A pedagogia é o campo do conhecimento que visa normalizar os procedimentos do ato de ensinar, atualmente está refletindo seus princípios e revendo seus conceitos quanto à educação, visando aplicar as contribuições que o construtivismo oferece. É também uma ciência interdisciplinar que engloba varias disciplinas e constrói o plano na pratica, ou seja, é um espaço de convergência do indivíduo que aprende. Diante do modo de ensino que tem nas escolas, percebe-se que é possível e necessário que implante as contribuições do construtivismo, possível pelo meio pedagógico, por ser uma ciência interdisciplinar e necessária por que já vem sendo aplicado diretamente sem a mediação de uma pedagogia.

Um Procedimento Didático-Construtivista para um Método Construtivista

Percebe-se que o construtivismo procura resgatar a figura do professor atribuindo-lhe uma função clara e definida, um mediador na construção do conhecimento. O ato de mediar pressupõe a existência de algo que está em processo, no construtivismo está em processo é o pensamento que movimenta a ação para a conceituação. A mediação é o elo entre o aluno e a matéria para que isso ocorra corretamente precisa-se de eficiência e eficácia.

O procedimento didático-construtivista baseia-se no método clinico critico de Piaget, como objeto definido, o pensamento ou o raciocínio do aluno e com hipótese explicativa ou interrogativa buscando comprovar ou negar.

O Papel do Professor no Construtivismo

O papel do professor consiste em averigua o que o aluno já sabe e como ele raciocina, para fazer perguntas no momento exato e de forma clara, ele precisa ser totalmente construtivista, ao contrario, ficará perdido entre as correntes empiristas e pré-formista podendo passar de uma corrente para outra e pensar que está no construtivismo. O papel do professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com