TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo doméstico de café em sacolas e per capita

Relatório de pesquisa: Consumo doméstico de café em sacolas e per capita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

Tabela - Consumo Interno de café em sacas e per-capita

Relação das 10 maiores Indústrias de Café Associadas da ABIC

1 – Ind. Aliments MARATA Ltda

2 – Melitta do Brasil Ind. E Com. Ltda

3 – CIA de Cacique de Café Solúvel

4 – Mitsui Alimentos Ltda

5 – Café Bom Dia Ltda

6 – Sao Braz S/A Ind. E Com. De Alimentos S.A

7 – Odebrecht – Com. E Ind. De Café Ltda

8 – Café UTAM SA

9 – TOKO Ind. E Processamento SA

10 – Café Pacaembu Ltda

4. Perfis dos Consumidores de Café

O salário do consumidor é variado, pois todas as classes sociais consomem o café, porém de acordo com a mudança de classe social ocorre a mudança no tipo de café. Porém os salários vão de um salário mínimo até 30 ou mais salários mínimos. Os maiores consumidores do café hoje segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em abril de 2012, 95% dos brasileiros, sendo mulheres e homens acima de 15 anos, tomam café diariamente, segundo a ABIC, o café é uma bebida consumida por todas as classes sociais, sendo que a maioria (96%) consome o café moído coado/filtrado, já 17% o instantâneo/solúvel, 9% cappuccino instantâneo, cappuccino não instantâneo (3%), expresso (10%), gourmet (0,5%), descafeinado (1,4%), orgânico (0,2%).Alguns dos comportamentos notados nos

usuários da cafeína, é que o café possui antioxidantes ácidos clorogênicos, que podem formar compostos que ajudam a melhorar o humor, agitar, aumentar a concentração, diminuir a sonolência, dar ânimo, entre outros.

5. Informações Macroeconômicas

Neste estudo foram realizadas pesquisas sobre cidades que pertencem a região Sul do estado Espírito Santo, entre elas estão: Jerônimo Monteiro, Vargem Alta, Muqui, Castelo e Cachoeiro do Itapimirim. Entre as informações estão; PIB local, PIB per capita, número de habitantes por gênero, nível de emprego, particularidades da economia local.

5.1 Jerônimo Monteiro – ES

Jerônimo Monteiro possui população de 11.286 habitantes e área total de 162,2 km². A cidade foi fundada em 1958, a partir do desmembramento do município de Alegre. O Município de Jerônimo Monteiro está localizado na macrorregião administrativa Sul do Espírito Santo. Jerônimo Monteiro está distante aproximadamente 194 km de Vitória, a Capital do Estado. O Município compartilha com os vizinhos da região, o privilégio de ocupar uma posição geográfica bastante favorável, tanto do ponto de vista econômico, como social e ambiental. Podemos destacar ainda, que a cidade está relativamente próxima aos principais centros econômicos do País. Próxima de 03 (três) importantes rodovias federais as BRs, 101, 116 e 262.

O comércio local apesar de pequeno atende as necessidades dos consumidores locais, como os de Municípios vizinhos. Também atrai um grande número de pessoas que buscam vagas nas Escolas da rede municipal de ensino.

Seu PIB local a preços correntes: 72.232 (Sessenta e dois mil e duzentos e trinta e dois reais) e PIB per capita a preços correntes: 6.429,18 Reais (Seis mil e quatrocentos e vinte nove reais e dezoito centavos).

O governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912) é considerado o primeiro marco importante na industrialização no estado. Preocupado em abrir novas fontes de renda alternativas à monocultura cafeeira, incentivou a criação de indústria, concedendo isenção de impostos. O setor de serviços é responsável por 68% da economia da cidade. A agropecuária também é importante na região, com destaque para a cafeicultura e a pecuária, principalmente leiteira.

5.2 Vargem Alta – ES

Localizada no sul do estado do Espírito Santo, sudeste do Brasil, é uma cidade jovem, mas que vem crescendo nos últimos anos. Alguns dados do IBGE nos mostram algumas informações sobre a cidade como: Seus habilitantes em 2011 população estimada em 19.265 ( dezenove mil e duzentos e sessenta e cinco) pessoas. PIB local a preços correntes de 174.520 (cento e setenta e quatro mil e quinhentos e vinte mil) reais. PIB per capital a preços correntes 9.364,17 ( nove mil trezentos e sessenta e quatro reais e dezessete centavos).

A economia da cidade é formada principalmente pela agricultura, extração e pecuária. Na agricultura os principais cultivos são do café arábica, milho, feijão e hortaliças. Na agropecuária as principais criações são de suínos, bovinos, aves, e apicultura.

O estado do Espírito Santo é uma grande referência quando se trata de extração de mármore e granito, e o município de Vargem Alta esta entre os maiores exploradores dessa atividade.

Como podemos ver, a grande economia da cidade é voltada para as atividades realizadas na zona rural, sendo assim onde temos o maior número de empregos gerados de forma

direta e indiretamente. Mas temos também algumas empresas que dão suporte ao produtor rural assim gerando emprego na zona urbana também.

5.3 Muqui

Esta cidade de Muqui está a 175 km de vitória,capital do Espírito Santo, no sudeste do Brasil.Em função das fazendas de café, Muqui viveu um período de muita riqueza nas décadas de 20 e 30 do século XX, construíram-se casarões, sobrados e palacetes, formando um belíssimo conjunto arquitetônico com características da arquitetura eclética requintada. Atualmente Muqui apresenta 186 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico.

Alguns dados da cidade segundo o censo demográfico de 2010 do IBGE: Sua população é de 14.396 habitantes, sendo 7.256 homens e 7.140 mulheres. Sua área da unidade territorial 326,874 Km². PIB local a preços correntes: 93.015 mil reais (noventa e três mil e quinhentos reais). PIB per capita a preços correntes: 6.469,68 m reais (seis mil quatrocentos e sessenta e nove reais e sessenta e oito centavos). 3.870 pessoas empregadas no trabalho principal, 2.065 pessoas empregados com carteira assinada, 244 pessoas empregados militares e funcionários públicos estatutários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com