TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise De 29 E Segunda Guerra Mundial

Exames: Crise De 29 E Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

1) O período entre guerras levou os EUA a ser o país mais rico do mundo. Faça um pequeno texto caracterizando os setores que tinham grande eficiência e produtividade que consequentemente criou um modelo de vida social conhecido como American Way of Life.

Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão, etc. Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.

Durante o tempo da Guerra Fria, a expressão foi usada pela mídia para destacar as diferenças de padrões de vida das populações dos Estados Unidos e da União Soviética. Naquela época, a cultura popular americana amplamente abraçava a ideia de que qualquer pessoa, independentemente das circunstâncias do seu nascimento, poderia aumentar significativamente seu padrão de vida através da determinação, do trabalho duro e da habilidade natural. No setor do emprego, esse conceito foi expresso pela crença de que um mercado competitivo promoveria o talento individual e o interesse renovado no empreendedorismo. Politicamente, ela tomou a forma de uma crença na superioridade de uma democracia livre, fundada em uma expansão produtiva e econômica sem limites.

2) Explique o programa reformista (New Deal) de Roosevelt.

Devido à crise de 1929 que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, o norte americano vivia o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal.

O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas ideias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros pra que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.

O New Deal abrangia a agricultura, a indústria e a área social. Entre as principais medidas estavam:

- Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção;

- Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos;

- Fixação dos preços de produtos básicos, como carvão, petróleo, cereais etc.

- Realização de diversas obras públicas, para a criação de novos empregos, visando os milhões de desempregados.

- Aumento do salário dos empregados;

- Criação de um salário-desemprego para aliviar a situação da miséria dos desempregados;

- Jornada de trabalho de 8 horas;

- Legalização dos sindicatos;

- Erradicação do trabalho infantil;

- Erradicação da previdência social;

Este programa não liquidou totalmente a crise econômica, mas manteve a estabilidade. A partir de 1935, a economia do pais voltou a se estabelecer, mas só se restabeleceu totalmente com a Segunda Guerra Mundial.

3) Caracterize:

a) Totalitarismo – Todo poder de decisão cabe ao estado.

b) Nacionalismo – Exaltava os valores da prática, o Estado representava os interesses supremos da nação e tudo devia fazer para sobrepor-se às demais nações.

c) Militarismo – A guerra devia ser o objetivo maior da nação.

d) Unipartidarismo – Existência de um único partido.

e) Raça Ariana – Para Hitler, existiria uma “raça pura”(ariana), da qual provinham os alemães, que era superior a todas as outras.

f) Anti-semitismo – Os nazistas justificavam esse ódio aos judeus dizendo que eles haviam contaminado a “raça ariana”. Assim, para sacuar a Alemanha e purificar a “raça ariana” os judeus deviam ser exterminados.

g) Espaço vital – Para Hitler os alemães precisavam conquistar territórios de outras nações, a fim de realizarem plenamente.

4) Seja objetivo ao descrever as teses defendidas pelos nazistas.

- Unipartidarismo;

- Ideologia fundada no culto de um chefe;

- Expansão imperialista;

- Mobilização das massas;

- Aniquilar opositores;

-Propaganda e controle das informações.

5) Quais classes sociais deram sustentação a política fascista de Salazar em Portugal?

Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Em 1932 foi publicado o projeto de uma nova Constituição, que seria aprovada por referendo popular em 1933 (embora o texto da constituição mencionasse plebiscito, na realidade o que houve foi tecnicamente um referendo). Nesse referendo as abstenções foram contadas como votos favoráveis, falseando o resultado. Com esta constituição, Salazar criou finalmente o seu modelo político, o Estado Novo, e tornou-se o "Chefe" da Nação portuguesa. Não deixa contudo de ser curioso que tenha sido essa a primeira constituição da História portuguesa a dar o direito de voto às mulheres e a assegurar determinadas regalias para as chamadas classes operárias.

6) Quais as principais características do estado fascista?

- Transforma a natureza humana usando o terror;

- Unipartidário;

- Terror policial;

- Extinção de direitos civis;

- Todas as instituições giram em torno do partido.

7) O que foi a política de apaziguamento adotado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com