TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Migração à Imigração Com Arquivos Históricos

Dissertações: Da Migração à Imigração Com Arquivos Históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Da migração à imigração com arquivos históricos

Quando a professora Patrícia Cerqueira, da EMEF Professor Jorge Americano, em São Paulo, perguntou para os alunos do 5º ano qual era a origem dos ascendentes deles, ouviu falar de avós baianos, pais paranaenses e de outros familiares vindos de diversas regiões do Brasil. Atenta à falta de importância dada ao tema nos livros didáticos - quase todo o país viveu diferentes movimentos migratórios desde o período colonial, mas os processos de migração interna não costumam ser contemplados -, Patrícia decidiu propor um estudo sobre o tema. Planejou abordar a procedência das famílias da garotada e a conexão da história delas com a dos fluxos migratórios que chegaram ao país por meio de depoimentos e da consulta a arquivos históricos.

O ponto de partida para fomentar o debate e levantar as primeiras questões ocorreu numa roda de conversa. Nesse momento, ela mostrou aos estudantes o mapa da cidade, pedindo que identificassem o bairro onde estava situada a escola e o local onde moravam. Em meio às observações, questionou onde eles tinham nascido e a maioria respondeu que tinha sido em São Paulo. Em seguida, ela perguntou sobre a origem dos pais. A turma foi orientada a conversar com os familiares, anotando de onde vieram, quantos anos tinham quando chegaram, que meio de transporte usaram, onde ficaram hospedados e que motivos levaram à migração.

De volta à sala de aula, os dados foram discutidos. A professora questionou a turma se, na chegada à cidade, todos foram recebidos da mesma forma, com perguntas como: "Qual tratamento tiveram os migrantes?", "Para que lugares da cidade eles se encaminharam?" e "Para quais empregos eles foram direcionados?". As respostas foram registradas para a discussão.

Experiências de outros lugares

Nos depoimentos, havia relatos de mulheres que viajaram como empregada doméstica acompanhando a patroa e de gente que, como a professora, baiana, veio em busca de oportunidades, para "tentar a vida" na cidade grande.

Com as informações em mãos, Patrícia montou coletivamente alguns gráficos no quadro enumerando quantos pais e mães chegaram em cada década, por que meio e os motivos pelos quais vieram, entre outros. "Tomei o cuidado de ressaltar que os dados dos gráficos revelavam apenas uma amostra da população e que traziam informações aproximadas", explica a professora.

Ela disse, então, que em outras situações, como em épocas de fome na Europa ou no contexto das Guerras Mundiais, milhares de pessoas imigraram para o Brasil, com motivações pessoais similares às dos seus familiares. Então, convidou a turma a comparar esses diferentes momentos. O objetivo era permitir que todos encontrassem semelhanças e diferenças nos contextos e motivações de migrar e imigrar.

Identificando que boa parte dos pais chegara a São Paulo nas décadas de 1980 e 1990, Patrícia montou no quadro uma linha do tempo para contextualizar o fluxo migratório dos pais e compará-lo com outros (leia abaixo). Na cronologia, ela colocou os imigrantes europeus, que chegaram no país a partir do fim do século 19, e os marcos temporais da pesquisa. Lembrando dos relatos coletados pelos alunos nas entrevistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com