TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAR OS RICOS DO PROJETO

Tese: IDENTIFICAR OS RICOS DO PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

trabalho de tosad as materiaWEB AULA 1 Unidade 1 - IDENTIFICAR OS RICOS DO PROJETO

“Um projeto é um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto ou serviço distinto e único” PMBOK

Agora vamos ao tema de nossa Web Aula

O QUE VEM A SER “RISCO EM PROJETO”?

É toda “condição ou evento incerto, que se ocorrer, terá efeito positivo ou negativo sobre os objetivos do projeto”.

MAS O QUE SERIA UM RISCO COM EFEITO "POSITIVO"?

Para darmos um exemplo de um risco positivo, poderíamos exemplificar:

• É quando temos um teste ou um protótipo a ser entregue em um determinado prazo, utilizando pessoas, recursos e custos pré-definidos. O Risco Positivo seria a obtenção dos resultados finais com menor tempo, recursos e custos inferiores ao projetado. Ex. Apesar de terem previstos várias tentativas, o protótipo ficou pronto na primeira, (se estavam previstos três meses para ficar pronto, ficou pronto em 1 mês). ISSO É RISCO POSITIVO!!!

• Quando analisamos uma organização que depende da variação cambial. Ex. se a empresa for uma importadora, obviamente que com o aumento do cambio, será um risco negativo “ameaça”, pois aumentaria seus custos. No entanto, se a empresa é uma exportadora, esse mesmo evento terá conotação positiva, pois alavancaria seus negócios, “oportunidade”.

VOCÊS SABEM COMO AS ORGANIZAÇÕES TRATAM OS ASSUNTOS RELACIONADOS AOS RISCOS DE UM PROJETO?

Normalmente, eles tratam o assunto da seguinte forma: deixam uma reserva técnica ou gerencial de normalmente 10% dos custos e nos prazos para qualquer eventualidade que possa afetar o desempenho do projeto. E, nesse momento, encerra-se o gerenciamento dos riscos!

Quem determinou que a reserva deixada é suficiente? Ela pode ser exagerada, reduzindo a competitividade da proposta do projeto.

O gerenciamento do Risco é algo que devemos tratar com muita responsabilidade. Pegamos como exemplo dois setores que são extremamente profissionais quando o assunto é relacionado a risco.

• Setor financeiro

• Setor Segurador

Notoriamente, esses setores obtêm ótimos resultados financeiros em seus projetos advindos do efetivo gerenciamento dos Riscos do Projeto.

IDENTIFICANDO O RISCO

Para a devida identificação dos possíveis riscos no decorrer do projeto, durante o seu planejamento é necessária muita habilidade e grande conhecimento das técnicas de gerenciamento de projeto.

O planejamento do gerenciamento é apenas uma parte do controle dos riscos, e deve ser constante durante todas as fases do projeto, deve ser cuidadosamente registrado, pois é um processo crítico e seu gerenciamento deve ser muito bem elaborado.

Uma das características fundamentais do gerente de projeto é a sua capacidade de relacionamento com a equipe, pois a resposta de identificação dos riscos, na maioria dos casos está com a equipe. É muito importante reunir o grupo e elaborar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com