TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

David Ricardo (1772-1823)

Artigos Científicos: David Ricardo (1772-1823). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria do valor de troca e os preços relativos:

Valor de troca das mercadorias pode ser medido de duas formas:

a) Escassez: trabalhos não reproduzíveis. Ex: obras de arte, livros e objetos raros.

b) Quantidade de trabalho exigida para obtê-las: para Ricardo a maioria das mercadorias são reproduzíveis, sob condições de competitividade no caso das economias desenvolvidas, então o que determina o valor da mercadoria é o tempo necessário para produzi-la. Neste tempo de trabalho se inclui o trabalho na matéria-prima e nos bens de capital. É a chamada Teoria do Valor Trabalho.

Critica recebida por Ricardo:

As indústrias têm características diferenciadas, em termos de diferencial capital-trabalho, qualidade da mão de obra e salários, lucros e rendas.

Análise de Ricardo:

a) Diferencial capital-trabalho: uma mercadoria será vendida por um valor maior do que o seu tempo de trabalho se mais do que o seu capital médio for investido na sua produção. Não é o valor absoluto que conta, mas o valor relativo.

b) Diferença na qualidade da mão de obra: um trabalhador do tipo A (com maior qualidade) equivale a dois do tipo B (menos qualificado). Então, o valor relativo da troca é o mesmo.

c) Salários, lucros e renda: trabalhadores mais eficientes recebem salários maiores, mas, a sua produção é maior. Não alteram o valor da mercadoria. Salários maiores podem reduzir o lucro do fabricante, mas, não o preço do bem. Quanto à renda, para Ricardo esta não influencia o preço do bem. Os preços dos bens é que determinam a renda.

Os preços relativos/mercado:

O trabalho é base do valor das mercadorias, mas, os preços de mercado desviam o valor natural ou do valor trabalho, pelas flutuações da oferta e da demanda. Isto no curto prazo porque no longo prazo os valores dependem dos custos reais de produção.

A distribuição de renda:

Salários: Têm preço natural (subsistência) e o de mercado (determinado pela oferta e pela procura). Salários nominais crescem ao longo do tempo para manter os salários reais, em razão dos aumentos dos preços dos alimentos.

Lucros: o livre e competitivo mercado e as ações dos indivíduos tendem a produzir taxas de lucros igualmente vantajosas para todo tipo de negócios. Os negócios se desenvolvem onde os lucros são maiores. Ex: se a agricultura for mais lucrativa que a indústria, o capital migra da indústria para a agricultura.

Rendas: Ricardo percebia o conflito entre os interesses dos trabalhadores e dos capitalistas. Entre os proprietários de terras e as demais áreas da sociedade.

Implicações políticas: para Ricardo, os salários não devem ser regulados e nem ser esmola dada aos pobres. Devem ser controlados por uma legislação, mas, definidos pela interação entre a oferta e a demanda.

Ricardo se opôs às leis dos cereais por que:

a) preços mais baixos dos grãos reduzem a renda, aumentam os lucros nacionais, aumentam o acúmulo de capital, (crescimento econômico), garantem salários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com