TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Ocidente até Oriente

Por:   •  27/9/2015  •  Ensaio  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

Escola Estadual Cicero Vieira Neto

Ano: 1°  Turma:3

Alunos (as): Thais Andressa, Ellen Bruna, Fabiana Lima, Bruna Fernanda

Disciplina: Historia

Professora: Gigliana

Do Ocidente até Oriente

A conquista do Alexandre e a miscigenação da Europa

02/07/2015

Pacaraima-RR

A cultura Helênica é o que se conhece como a mistura de oriente até ocidente provocado pela expansão da Macedônia que chegou até a Índia mudando assim a cultura e até mesmo a fisionomia grega.

A Expansão da Macedônia

O Legado Paterno

É Junho do ano de 323 a.C, Alexandre III melhor conhecido como Alexandre o Grande vive os seus últimos momentos neste mundo, deixando um império conquistado numa heroica campanha que durou 10 anos na qual juntou grande parte do mundo conhecido em um império só, porem o legado dele foi a miscigenação cultural que conseguiu espalhar desde um canto da Grécia até as profundidades da Índia.  

O Reino de Macedônia localizado ao norte da Grécia foi um pequeno estado grego que até a chegada do Felipo II não era muito importante entre as polis gregas. Filipo II (382-336) filho do rei Amintas III de Macedônia e pai do Alexandre III, nasceu em Pela (região da Macedônia), recebeu durante 3 anos educação militar e diplomática em Tebas e ao voltar para sua terra se dedicou a formar um exercito capaz de ganhar de qualquer outro, colocando uma forte relevância ás suas falanges, tropas armadas com lanças que chagavam a medir 7 metros.  Porem a ambição de criar o exercito perfeito estava focada no sonho do Filipo: Conquistar a Pérsia. Após a primeira campanha do Filipo o território da Macedônia tinha aumentado consideravelmente e após das suas conquistas o Filipo II foi proclamado rei. Ele continuou a sua conquista e derrotou o exercito Ateniense na batalha de Quineia onde o seu filho Alexandre jogou um papel importante e demostrou um forte caráter bélico, porem o Filipo após se separar da sua mulher, a Olímpia, foi assassinado por motivos que ainda estão abertos a especulações, deixando assim um império emergente, um exercito de 30000 homens e um filho mudaria a geografia sócio-cultural por sempre.

Fechando Campanhas

  Alexandre III, melhor conhecido como Alexandre o grande aos 20 anos tinha uma grande responsabilidade nas suas mãos, porem ele sempre esteve disposto a combater nas situações mais difíceis, pois além da ambição passada de pai para filho de conquistar a Pérsia o Alexandre segundo alguns historiadores acreditava ser um Deus o que não impedia mesmo dele tentar atuar em nenhuma situação. O principal inimigo do Alexandre durante a sua campanha foi o Dario III, rei da Pérsia que desde o começo da conquista do Alexandre já se mostrava como cobarde, por exemplo na batalha de Issos na qual fugiu deixando as suas armas e a sua família no seu acampamento. A primeira rota do Alexandre foi da Macedônia até o Egito onde seria proclamado Faraó. Depois a sua visita ao Egito onde fundou a cidade de Alexandria (em tributo ao Alexandre e com interesses econômicos) seguiu até a Índia e na metade do caminho foi disputada a Batalha de Gaugamela que daria o fim ao Império Persa. Após acabar com seu principal inimigo, o objetivo do Alexandre era focar na gestão politica do seu basto território, mas seu objetivo foi interrompido no Junho do 323 a.C. por uma suposta febre deixando assim tudo, porem cumprindo o sonho do pai. Segundo dizem, quando Alexandre estava no seu leito de morte um por um dos seus soldados veteranos foram vê-lo, e um deles lhe perguntou “E o seu legado? O seu reinado? Ficara com quem?” ao que ele respondeu: “Com o mais digno”. Deixando este mundo, o que o Alexandre tinha conseguido acabaria cedendo aos problemas políticos e internos, porem dando espaço ao desenvolvimento da cultura helênica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com