TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decada De 30

Casos: Decada De 30. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

1) A decada de 30 é caracterizada por surtos industriais, explique o que são esses surtos e qual seu impacto na estrutura econômica da época.

R. Na década de 30 os “surtos Industriais” foram às respostas referente as barreiras do comercio internacional voltadas ao beneficiamento do café e de produtos primários; enfraquecimento do setor têxtil.

2) Explique com suas palavras os motivos que levaram a crise de 1929 e suas consequências.

R. Relacionado com a ausência de controle quanto a especulação de valores na bolsa, aumento desenfreado do preço das ações; o comportamento agressivo da sociedade desmente a prosperidade dos 20 anos; queda nos lucros no sistema produtivo, causada pela superprodução e a recuperação europeia, principalmente na agricultura.

3) O que foi o processo de substituição de importações implementando no governo vargas? Apresente suas características e consequências.

R.Getulio Vargas, com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependências de capital externo, implementar o processo de substituição que leva o aumento de produção interna de um pais e as diminuições das suas importações. Com essa situação ocorreu a desvalorização da moeda o que encareceu as importações e barateava as exportações.

4) Explique o processo de industrialização do primeiro governo de vargas.]

R. Os produtos antes importados, passam a ser produzidos no brasil gerando um crescimento na industrialização das fabricas.

5) Apresente as caraceristicas do primeiro mandato do governo de getulio Vargas.

R. Rompimento da politica café com leite, figura populista, aumento na dependência brasileira ao setor externo, crescimento da industrialização, 1934 o Brasil deveria se industrializar e colocar seus produtos nos mercados externos, 1937 Estado novo através do golpe militar.

6) O que foi o estado novo?

R. Regime politico criado por Vargas em 1945,concretizado pela centralização do poder, nacionalismo, anti-consumismo e pelo ser autoritarismo.

7) Quais as principais características do governo dutra que impactavam o cenário econômico da época?

R. O governo de Dutra foi marcado pelo conservadorismo, porem obteve um grande incentivo que favoreceu a instalação no pais de grandes empresas estrangeiras. Dutra criou o Plano SALTE, focado na área de saúde, alimentação, transporte e energia, porem com falta de recursos para investimento, poucas ações do plano foram a pratica. Houve também a criação do Estatal do petróleo, voltada para a criação de refinaria e aquisições de navios petroleiros.

8) O Retorno de Vargas ao poder tem a pressão americana como um dos seus destaques. Explique como se deu essa ‘pressão’ e quais suas consequências para a economia.

R. Para o EUA ser interessante a politica Vargas deu-se ao fato de ser voltada para o desenvolvimetno do mercado interno, essa estratégia levaram o brasil à buscar credito no exterior. Como o principal interessado em os EUA, o retorno de Vargas foi inprtante para a economia norte americana e para o brasil também, pois o credito havia sido cortado e só retornaram com a ploitica Vargar.

9) Apresente as principais empresas criadas / desenvolvidas no Governo Vargas e os impactos dessa empresas na economia ate o cenário atual.

R. Companhia Siderurgica nacional(1940), CIA Vale do Rio Doce(1942), Fabrica Nacional de Movocel 1943; Hidrelétrica do Vale São Francisco1945, essa empresas foram criadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com