TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Mais Marcantes Da Decada De 90

Monografias: Tecnologias Mais Marcantes Da Decada De 90. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

As tecnologias mais marcantes da década de 90 [ilustração]

Veja alguns exemplos de aparelhos que faziam sucesso entre os consumidores de uma época que marcou a vida de muitos de nós.

Quando comparada a outros aspectos de nossa vida, é fato que a tecnologia evolui em uma velocidade bastante surpreendente. Para comprovar isso, basta olhar para o mercado de smartphones: aparelhos como o Samsung Galaxy S3 e o iPhone 4S possuem hardwares e recursos muito mais atrativos do que qualquer aparelho lançado há cinco anos.

Apesar desse ritmo rápido de mudanças, existem tecnologias que ficam marcadas como o símbolo de uma década. Os anos 90 são especialmente emblemáticos nesse sentido por representarem um ponto em que muitos dos aparelhos que usamos em nosso cotidiano ainda estavam dando os primeiros passos ou nem sequer tinham sido inventados.

Assim como as boy bands e o movimento grunge, existem dispositivos que viraram verdadeiros sinônimos dessa década. Neste artigo, reunimos alguns exemplos de aparelhos que, apesar de parecerem antigos e estranhos atualmente, já foram sinônimos de avanço tecnológico e modernidade.

Jogos em cartuchos

(

Quem entrou no mundo dos jogos eletrônicos a partir das gerações de 32 ou 128-bits nunca vai entender o que havia de especial nos jogos em cartucho. Iniciar uma nova partida em consoles como o Super Nintendo e o Mega Drive era um verdadeiro ritual que envolvia passos importantes como assoprar o chip e rezar para que o video game reconhecesse o jogo corretamente.

O último grande representante dessa tecnologia foi o Nintendo 64, e há quem diga que foi justamente o uso dela que fez com que a Nintendo perdesse espaço para a concorrência. Claro, até hoje as “fitas” são usadas em aparelhos portáteis, mas eles simplesmente não possuem o mesmo sentimento mágico dos produtos fabricados no passado.

Fitas cassete

A década de 90 decretou a morte das fitas cassete que desde os anos 70 eram verdadeiros sinônimo de portabilidade quando o assunto era música. Conseguir gravar faixas nesses dispositivos era um verdadeiro trabalho de arte que envolvia muitos cálculos matemáticos e paciência para ser finalizado.

Como os dispositivos só podiam armazenar um máximo de 60 minutos (30 de cada lado), era preciso ter uma boa memória para que uma faixa não ficasse cortada devido a um erro de programação. Quem dependeu delas sabe o quanto era fácil perder uma tarde inteira simplesmente esperando que uma música tocasse nas rádios para poder gravá-la — e nem o fato de que o slogan da estação era falado diversas vezes no meio dela tirava a satisfação de poder ouvi-la novamente.

VHS

Outra tecnologia que teve seus últimos momentos de glória durante os anos 90 foram as fitas VHS, responsáveis pelo sustento de várias locadoras durante um tempo considerável. Essas verdadeiras peças de museu representavam a única chance de podermos assistir a filmes em casa em uma época em que a televisão a cabo ainda apresentava um conteúdo bastante limitado.

A frase “por favor rebobinar antes de devolver” ficou marcada na mente de qualquer pessoa que dependia desses dispositivos para se divertir. Caso a condição não fosse cumprida, havia até mesmo multas que aumentavam o valor de um aluguel.

CDs

(

Embora os CDs ainda sobrevivam, é inegável que o número de vendas do formato está caindo a cada ano que passa. O auge da tecnologia sem dúvida foram os anos 90, nos quais não era incomum ver pessoas se desfazendo de coleções imensas de vinil simplesmente para substituí-las pelos discos compactos.

Walkman/Discman

(

Acredite ou não: houve uma época em que, para ouvir músicas, não havia qualquer espécie de reprodutor digital. Durante a década de 90, ninguém conseguia imaginar a ascensão do iPod, e usar celulares para qualquer coisa que não fosse falar com outra pessoa era algo que ainda estava muito longe de ser possível.

Nessa época, quem gostava de ouvir seus artistas em qualquer lugar obrigatoriamente tinha que adquirir um walkman ou, se tivesse mais dinheiro, um discman. Em ambos os casos, o número de faixas disponíveis era bastante limitado, o que obrigava cada pessoa a pensar muito bem no que ela gostaria de ouvir antes de sair de casa.

TVs e monitores de tubo

Embora muitas pessoas ainda possuam dispositivos do tipo, é impensável chegar a uma loja e pedir por um aparelho com tais características. A partir dos anos 2000, tecnologias como o LCD se tornaram cada vez mais baratas e decretaram o fim dos antigos televisores e monitores baseados em tubos catódicos.

Mini games

Nada mais fácil do que destruir os sonhos de uma criança esperançosa por ganhar um Game Boy ou Game Gear do que dar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com