TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Sobre Heresia

Por:   •  5/11/2019  •  Resenha  •  3.318 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

Heresia

O significado dê Heresia: significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis. Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião. Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. A heresia surgiu com a Igreja Católica, no século XVIII, em especial no período da Idade Média, quando ela começou a sentir-se ameaçada por pessoas que criticavam seus dogmas e seus ensinamentos.

Por sua transcendência teológica e política, são destacadas as heresias relativas à natureza e missão de Cristo (arianismo, nestorianismo e monofisismo, entre outras); em relação à liberdade do homem e à ação de graça (pelagianismo, protestantismo), em relação à luta entre o bem e o mal (maniqueísmo, cataríssimo, etc.); em relação à função, à vida e constituição da Igreja (valdenses, hussitas, protestantismo, etc.).

Eram considerados hereges quando se tornavam uma ameaça à unidade em torno da autoridade papal e porque propalavam ideias ou práticas contrárias à interpretação da Igreja Católica sobre as Verdades ensinadas por Jesus Cristo e contidas nos Escritos Sagrados. A condenação máxima imposta pela Igreja é a pena de excomunhão. Caso de um processo por heresia, tanto os bens dos hereges, no caso Prisciliano e outros, bem como de todas as congregações a ele relacionadas sofreriam confiscos pelo estado, algo que não interessava nem o papa e o imperador.

Os movimentos heréticos existiram desde o estabelecimento do Cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo, entretanto, a partir da Baixa Idade Média, esses movimentos popularizaram-se e vários surgiram por várias partes da Europa, tais como os cátaros, valdenses, beguinas etc. O crescimento das heresias, principalmente a partir do século XII, foi uma demonstração da insatisfação popular com o acúmulo de poder da Igreja e, além disso, antecipou os movimentos da Reforma Protestante.

Esses tribunais circulavam pela Europa averiguando as denúncias de práticas que iam contra as normas da Igreja. Os denunciados eram presos e submetidos a interrogatórios e torturas. Os acusados de bruxaria ou heresia tinham seus bens confiscados e, geralmente, eram condenados à morte na fogueira.

Uma das importantes heresias idade media são Cataras e Beguinas :

Catarismo        

Os cátaros (puros) eram uma seita medieval dualista:

Condenavam a matéria como sendo mal e, por isto, eram contrários ao matrimônio e permitiam o suicídio. Os membros da seita percorriam as regiões do Sul da França e do Norte da Itália, pilhando granjas e fazendas e semeando a.

Desordem. Em suma, ofendiam não somente a fé cristã, mas também a ordem.

Pública. Foram reprimidos por uma Cruzada. Os cátaros são herdeiros do dualismo oriental Maniqueu segundo o qual a matéria é má e o espírito bom. Começaram a aparecer no Norte da Itália e no Sul da França no século XI,

Opondo-se violentamente as instituições vigentes, baseadas sobre a família.

(consórcio carnal) e a ordem civil (ligada a valores materiais). As origens dessa

Seitas não nos são conhecidas com precisão. O fato é que no século XII estava plenamente instalada no sul da França, com suas igrejas e sua hierarquia, tendo a cidade de Albi como um dos seus principais centros (donde o nome de albigenses dado aos cátaros). Ideais que moviam o grupo:

1:o dualismo, do qual havia duas modalidades, sendo a primeira a mais comum

– o dualismo (catarismo) absoluto professo haver dois princípios eternos: um bom, e outro mau. O primeiro deu origem ao mundo invisível dos espíritos e das almas; o segundo, ao mundo material visível.

2:O Deus que se faz presente no Antigo Testamento é Satanás, o qual assumiu aparências de bondade para ser mais facilmente aceito pelos israelitas. Alguns setores do catarismo adotavam um ou outro livro do Antigo Testamento ou ao menos as citações dos mesmos ocorrentes nos escritos do Novo Testamento.

3:) Os cátaros se organizaram em “Igreja”, que compreendia duas categorias: os perfeitos e os crentes. Os perfeitos eram os que haviam recebido o consolamentum ou Batismo. Caso permanecessem fiéis aos seus deveres e, em particular, a castidade (celibato), teria morte tranquila a sua alma estaria para sempre libertada dos entraves do corpo. Poucos eram os que recebiam o consolamentu enquanto goza viam de boa saúde, pois este exigia longa preparação; submetia o indivíduo a rígida Moral e a gravíssimas ameaças caso não a cumprisse. Eis por que a maioria dos cátaros ficava na categoria dos crentes e se com prometiam a receber o consolamentum no fim da vida.

Agora falaremos das beguinas

Beguinas

As Beguinas eram uma associação de mulheres cristãs, contemplativas e ativas, que dedicaram suas vidas a ajudar os sem-teto, os doentes, mulheres, crianças e  idosos, bem como o trabalho intelectual. Eles organizaram ajuda para os pobres e doentes nos hospitais ou para os leprosos. Eles trabalhavam para se sustentar e eram livres para sair da associação a qualquer momento para se casarem.

Organização

  Não havia casa mãe, nem uma regra comum, nem uma ordem geral. Eles estabeleceram suas casas perto de hospitais ou igrejas, em salas simples onde podiam orar e fazer trabalhos manuais. Cada comunidade ou Beguinage era autônoma e organizou seu próprio modo de vida com o propósito de orar e servir como Cristo em sua pobreza. Uma carta de 1065 menciona a existência de uma

Instituição semelhante à Beguinage em Vilvoorde (Bélgica). Desde o século XII, o movimento se espalhou rapidamente da região de Liége para a Holanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Polônia e Áustria. Alguns beguinas, como os de Ghent e Colony, contaram com milhares de membros. O extenso renascimento religioso que originou as beguinas gerou sociedades semelhantes para os homens, os mendigos.

Ao contrário das freiras, beguinas não faziam votos, podiam deixar suas comunidades e casar quando quisessem e não renunciavam suas propriedades.

A relação das beguinas com a Igreja Católica foi bastante conturbada e contraditória. As beguinas contavam com um nível de liberdade muito raro entre as mulheres medievais, o que provavelmente era perturbador para muitos homens - em especial o clero, masculino, que não conseguia as controlar. A demais, os beguinarias se tornaram centros místicos muito importantes e, em sua independência, frequentemente proliferavam neles crenças divergentes da doutrina católica. Assim, embora o papa Honório III tenha reconhecido informalmente o movimento, desde meados do século XIII as beguinas (e outros movimentos semelhantes) foram perseguidas com maior ou menor intensidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com