TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A Inquisição espanhola na América Colonial A Inquisição é o nome dado a um tribunal da Igreja Católica instituído no século XIII para descobrir e extirpar as heresias, ou seja, práticas que questionavam os dogmas do catolicismo. A atuaçã

Por:   •  9/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  38.504 Palavras (155 Páginas)  •  1.284 Visualizações

Página 1 de 155

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO EM GRUPO

 Leituras
 ( 0 )

 Vídeos
 ( 1 )

  Links 
 ( 1 )

 

LINKS

Resenha: como fazer?

 

Trabalho em Grupo (TG) - 700129 - Etapa 2


Tema: A Inquisição espanhola na América Colonial

A Inquisição é o nome dado a um tribunal da Igreja Católica instituído no século XIII para descobrir e extirpar as heresias, ou seja, práticas que questionavam os dogmas do catolicismo. A atuação desse tribunal ultrapassou o território ibérico, estendendo-se às sociedades coloniais na América do século XVI até o século XVIII.

A proposta deste trabalho é analisar a atuação da Igreja Católica no processo de evangelização dos indígenas a partir da instalação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição nas colônias espanholas.

(Obs.: A atuação da inquisição contra os judeus não será enfocada neste trabalho).

 

Estratégia de trabalho:

1º) Todos os alunos devem assistir ao documentário “Inquisição na América Latina” (History Channel-2013)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0hJyDTpWyPY

http://www.mundodosdocumentarios.com.br/2014/05/inquisicao-na-america-latina-hd.html#.VPB_9vlT5Rk

 

2º) O documentário deverá ser analisado a partir do seguinte roteiro:

  1. Quais foram os interesses da Espanha em criar Tribunais da Santa Inquisição na América espanhola colonial?
  2. Como se efetivou a atuação da Inquisição na América?
  3. Escolha e descreva pelo menos uma das práticas inquisidoras abordadas no documentário (torturas, perseguições, visitas de idolatrias, autos de fé). Deve ser indicado a cena (trecho em minutos) em que a prática é apresentada. A escolha deve ser feita conjuntamente pelo grupo, a partir dos debates na reunião do TG.
  4. Aponte aspectos destacados no documentário que diferenciavam as crenças religiosas de indígenas e espanhóis; e explique como o processo de evangelização promoveu o sincretismo religioso?

 

3º) As questões do roteiro podem ser divididas entre os membros do grupo para análise e resposta, mas todas devem ser comentadas e debatidas na reunião do TG.

4º) O trabalho final será uma resenha crítica que abarque as respostas às questões propostas no roteiro e evidencie o debate realizado pelo grupo. As considerações devem ser baseadas nos estudos realizados no capítulo 2 “As práticas sociais e culturais no cotidiano das colônias espanholas”.

DICA: Para saber o que é e como fazer uma resenha crítica, acesse o link: http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

 

ATENÇÃO: trabalhos com algum tipo de plágio serão desconsiderados. Citações de sites ou de outros autores (livros) devem ser referenciadas adequadamente.

 


Quanto à apresentação e à forma:

O trabalho deverá ser elaborado segundo as normas técnicas da ABNT[1] devendo conter, obrigatoriamente: capa, desenvolvimento e considerações em torno do que foi debatido e estudado. Na capa deve constar RA e nome de todos os membros do grupo.

No desenvolvimento, elaborem um texto dissertativo, contextualizado, e não na forma de pergunta-resposta. (máximo 2 laudas).

Nas considerações, procurem evidenciar de que maneira o documentário contribuiu para a compreensão do processo de evangelização e as práticas utilizadas para a para a consolidação do catolicismo na América espanhola colonial.

 

 

Lembrando que o líder do grupo é o responsável pela postagem do trabalho final no AVA até a 4ª quinzena.

 

Bom trabalho!

 

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO EM GRUPO

 Leituras
 ( 1 )

 Vídeos
 ( 0 )

  Links 
 ( 0 )

 

Tema: Movimentos de resistência à escravidão colonial.


Objetivo: Demonstrar como a comunidade africana e afro-descendente, radicada no Brasil em virtude da Escravidão, elaboraram estratégias de resistência à opressão branca. Com destaque para a formação de quilombos.

- Como a coroa reagia à formação dos agrupamentos de negros fugidos? Como a questão era tratada pela autoridade colonial?


Estratégia de trabalho: Levantamento de dados com documentação fornecida pelo professor. 

O grupo analisará o material “Coletânea de Documentos e Textos de História do Brasil Colonial” transcrito e organizado pelo professor Luiz Carlos Villalta da UFMG.

- Após baixar o arquivo PDF disponibilizado na própria ferramenta "Trabalho em Grupo" do AVA, iniciem a pesquisa, selecionando os documentos que contenham alguma referência à organização de quilombos e à reação portuguesa contra essa forma de resistência.

- Separem cinco fragmentos mais relevantes (de cada documento escolhido) para realizar a análise proposta.

- Cada membro do grupo ficará responsável pela análise de um fragmento, justificando por escrito a escolha do mesmo.

- A proposta consiste em que cada membro produza um pequeno comentário escrito sobre o fragmento que lhe coube. Esse comentário deve evidenciar a importância daquele fragmento para a compreensão das relações entre a metrópole portuguesa e os negros aquilombados.

- Um documento final reunindo todas as anotações deverá ser postado como trabalho do grupo.

- Não se esqueça de mencionar o nome, autoria e data de cada documento selecionado e comentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (226 Kb)   docx (100.2 Kb)  
Continuar por mais 154 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com