TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura Militar No Brasil

Monografias: Ditadura Militar No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 3

DITADURA MILITAR NO BRASIL- RESUMO

A ditadura militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. A ditadura militar no Brasil se iniciou em 1964, durando até 1985. Essa época foi marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição a política e repressão a todos que se opunham ao regime militar.

A instabilidade política durante o governo de João Goulart foi uma grande influência para que ocorresse o golpe militar. Pois havia várias ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais. Outros fatores foram o alto custo de vida enfrentado pela população, a promessa de João Goulart em fazer a Reforma Base que consistia em mudanças radicais na agricultura, economia e educação, o medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil e o apoio que os militares brasileiros receberam da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.

Em meio a essa instabilidade, os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil estava enfrentando na época. Depois disso, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na Central do Brasil, onde ele defendeu as Reformas da Base, prometendo que iria realizar mudanças na educação e economia do país, para assim apaziguar a situação.

Porém os conservadores resolveram fazer um protesto pelas ruas de São Paulo onde milhares de pessoas compareceram. E a crise política e as tensões sociais só estavam aumentando, em meio a tudo isso as tropas de Minas Gerais e de São Paulo fizeram uma intervenção nas ruas para que não ocorresse uma guerra civil.

Em meio a essa situação, João Goulart saiu do país se refugiando no Uruguai, então foi ai que os militares tomaram conta do governo brasileiro. Eles criaram várias leis para o Brasil, inclusive as de cassar mandatos, suspensão de direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar qualquer pessoa que se opusesse ao governo militar.

Além das pessoas que trabalhavam no governo, a população também teve que aceitar a repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição, assim como censura aos meios de comunicação, que não podiam citar nada sobre o assunto, aos artistas também. Houve também a aproximação dos Estados Unidos, que controlava os sindicatos, a implantação do bipartidarismo, onde havia somente dois partidos – ARENA (governo) e MDB (oposição controlada).

Ocorreu o enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar, assim como o uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra as pessoas contrárias ao regime e o “Milagre Econômico” onde teve um forte crescimento da econômica entre os anos de 1969 a 1973 com altos investimentos em infra-estrutura, mas também com isso o aumento da dívida externa.

Com a vitória do MDB nas eleições em 1978 começa o processo de redemocratização, mas somente no dia 15 de janeiro de 1985, com Tancredo Neves, que fazia parte da Aliança Democrática, eleito Presidente da República é que o regime militar chegou ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com