TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditaduras Militares - Argentina

Monografias: Ditaduras Militares - Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2012  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 3

Como começou?

• O movimento que levou a uma ditadura militar na Argentina se autodenominava “Revolução Argentina” e realizou um golpe de Estado contra o então presidente Arturo Illia, no dia 28 de junho de 1966.

Caracteríticas

• Há algo peculiar na ditadura Argentina que é o fato de que em nenhum momento os revolucionários indicaram o seu movimento como passageiro, pelo contrário, desde o início do movimento, os seus participantes indicaram a intenção de estabelecer um novo sistema ditatorial de tipo permanente, denominado “Estado Burocrático Autoritário” (EBA).

• A alta animosidade política e social gerada durante a “Revolução Argentina”, na verdade uma ditadura militar, e as lutas entre os diversos setores militares produziram dois golpes internos, sucedendo-se no poder três ditadores militares:

• Juan Carlos Onganía (1966-1970)

• Marcelo Levingston (1970-1971)

• Alejandro Agustín Lanusse (1971-1973)

Acontecimentos Marcantes

• Perseguida por uma insurreição popular crescente e generalizada, a ditadura organizou uma saída eleitoral com participação do peronismo (apesar de impedir a candidatura de Juan Domingo Perón), em 1973. Nesta eleição posterior e ainda bastante influenciada pela ditadura militar, venceu o candidato peronista Héctor J. Cámpora, com 49,53% dos votos. Héctor renunciou pouco depois, de modo a permitir novas eleições livres, nas quais Perón venceu com 62% dos votos.

• Aconteceu em vários outros países sul-americanos, o movimento da “Revolução Argentina”, liderado pelo General Videla, contava com amplo apoio da população em geral, do empresariado e da imprensa, que temiam a desorganização do governo de “Izabelita Perón”. O que se temia era que houvesse uma onda de terrorismo, como aconteceu em outros países. Com o objetivo declarado de evitar um possível crescimento do terrorismo, a ditadura militar Argentina lançou a doutrina de segurança nacional, que dividia o mundo de modo maniqueísta: de um lado, o acidente, o lado do bem; do outro, os comunistas, perigosos e cruéis.

• Durante os anos de ditadura, a Argentina foi regida pelo Estatuto da Revolução Argentina, colocado no mesmo nível jurídico que a Constituição Nacional. As expectativas de um prolongado governo dos militares golpista estavam refletidas em uma de suas mais repetidas frases, a que afirmava que a Revolução Argentina tem objetivos, mas não prazos. Neste período, proibiram-se os partidos políticos, assim como todo o tipo de participação política da cidadania; passou-se de forma quase permanente ao estado de sítio e viram cortados direitos sociais, civis e políticos. Em 1972, o governo militar convocou eleições gerais ante as exigências dos ilegalizados partidos políticos, que em oposição à ditadura, haviam confeccionado e entrado em consenso num documento chamado “La Hora Del Pueblo”. Lanusse suspendeu a proibição ao partido Justicialista, mas manteve a proibição sobre Perón, ao elevar a quantidade de anos de residência necessários para ser eleito presidente, requisitos que tirava Perón da disputa, já que este ficou 18 anos exilados na Espanha. Nestas primeiras eleições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com