TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão Da Alemanhã

Trabalho Escolar: Divisão Da Alemanhã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

A divisão da alemanhã

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha sofreu consequências por ter perdido o conflito. Assim, perdeu suas colônias em outros continentes e foi divido em quatro partes, com diferentes administradores.

O país foi, então, retalhado entre o controle francês, britânico, americano e o soviético. A capital, Berlim, também foi divida nessas quatro partes.

O fim da guerra também trouxe uma tensão crescente entre Estados Unidos e União Soviética, que se caracterizou por uma corrida de domínio em diferentes áreas, de artes a esportes, passando por ciência e influência política sobre outras nações. Não houve um conflito direto entre os dois países, principalmente porque também competiam em relação a seus arsenais, inclusive os nucleares. Havia o medo constante de que uma guerra direta entre as duas potências pudesse destruir o mundo. Este período caracteriza a Guerra Fria (1945-1991).

E a Alemanha do pós-guerra não ficou de fora de disputa por áreas de influência. Assim, as regiões controladas por França, Reino Unido e EUA logo se tornaram uma, a República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental.

A outra porção do país, chamada de República Democrática da Alemanha (RDA), ou Alemanha Oriental, ficou sob o comando dos soviéticos, e fez parte da chamada Cortina de Ferro que reunia países como Polônia, Hungria, e a antiga Tchecoslováquia.

Como Berlim ficava rodeada pelo território da Alemanha Oriental, em 1961, as autoridades passaram a construir um muro para evitar o intercâmbio entre o lado socialista e o capitalista da cidade. A construção se tornou um símbolo da Guerra Fria.

Com o declínio do socialismo, a Alemanha Oriental começou a sofrer constante pressão. Além disso, seus cidadãos falavam alemão, tinham parentes do outro lado do país e fortes vínculos, mas não podiam visitá-los.

Com a queda do muro de Berlim, em 1989, de maneira súbita, houve muita apreensão sobre o futuro da Alemanha Oriental. A decisão foi a de reunir os dois países, apesar das diferenças de infraestrutura e economia. O processo político demorou quase um ano.

Finalmente, a reunificação aconteceu apenas no dia 3 de outubro de 1990. E a Alemanha reunida teve como seu primeiro chanceler Helmut Kohl, que já exercia o cargo na RFA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com