TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dops E Mpb

Artigo: Dops E Mpb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

O que era o DOPS?

O termo “DOPS” significa: Departamento de Ordem Política e Social. Foi criado para controlar as manifestações políticas na ditadura pós-64 instaurada pelos militares no Brasil. O DOPS perseguia, acima de tudo, as atividades intelectuais, sociais, políticas e partidárias de cunho comunista.

Entre os anos de 1964 e 1974, em virtude de resistência ao regime militar crescente, a DOPS obteve maior autonomia. A partir do momento em que o Brasil se abriu para o processo de redemocratização, a instituição perdeu atividades e sentido pela sua existência.

O que fazia a DOPS?

DOPS exercia função de órgão policial, e deixou documentos como ofícios , relatórios, radiogramas e livros que hoje servem como pesquisa histórica e busca de processos judiciais. Há dossiês que descriminam sobre a existência, na época, de eleições sindicais, greves, partidos políticos, atos públicos e outros acontecimentos que eram registrados e vigiados pela DOPS.O aconteceu com os locais onde se encontrava o DOPS?

As celas do antigo edifício do DOPS, em São Paulo, onde vários políticos ficaram detidos, foram torturados e mortos, foram transformados em locações do Museu Imaginário do Povo Brasileiro. O prédio está reformado, o que é criticado por ex-presos políticos da época, pois a reforma apagou todos os traços de resistência e sobrevivência daquele tempo.

Por que eram perseguidos?

Qualquer composição musical ou declaração que chocasse a “normalidade” política da ditadura era registrado como suspeito. Bastasse o artista participar de eventos estudantis, festivais, regravar artistas perseguidos, citar nomes políticos, entre outros fatores, para que o artista fosse perseguido.

A MPB

A MPB, desde cedo, procurou acompanhar as mudanças pelas quais o Brasil passava e suas composições registravam o que outros ritmos não faziam.

Após o golpe militar, as referências à ditadura, à desigualdade social e a temas de apelo popular, como reforma agrária, mortalidade infantil entre outros, apareceram em suas letras e mesmo nos seus arranjos , ora forma explícita, ora de maneira velada, por meio de metáforas que foram tão bem trabalhadas pelos compositores.

Após a sexta-feira 13 de dezembro de 1968, censura , proibições e exílios tiraram desses palcos todos os que faziam da música um ato político, uma tomada de partido, restando aqueles que, se não defendiam explicitamente o regime, pelo menos não se comprometiam com uma mudança por meio de sua sorte.

Os perseguidos do pré-AI5

Alguns representantes iniciantes da MPB já eram vistos pelos militares como inimigos do regime, entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Taiguara e Geraldo Vandré.

A intervenção de Caetano Veloso era mais no sentido da contracultura do que contra regime militar.

A música Geleia Geral ( Gilberto Gil), sofreu o veto da censura por ser considerada de conteúdo política contestatória, além de segundo os censores, fazer um retrato equivocado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com