TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MPB NA RESISTÊNCIA CONTRA O AUTORITARISMO DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

HUDSON VASCONCELOS DE MOURA

A IMPORTÂNCIA DA MPB NA RESISTÊNCIA CONTRA O AUTORITARISMO DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Rio de Janeiro

2020

HUDSON VASCONCELOS DE MOURA

A IMPORTÂNCIA DA MPB NA RESISTÊNCIA CONTRA O AUTORITARISMO DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Projeto de Ensino do curso de História.

Prof° orientador: Caroline Torres Minorelli

Rio de Janeiro

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TEMA 4

3 JUSTIFICATIVA 5

4 PARTICIPANTES 6

5 OBJETIVOS 7

6 PROBLEMATIZAÇÃO 8

7 REFERÊNCIAL TEÓRICO 9

8 METODOLOGIA 16

9 CRONOGRAMA 18

10 RECURSOS 19

11 AVALIAÇÃO 20

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

REFERÊNCIAS 22

ANEXOS 25

ANEXO A........................................................................................................26

ANEXO B........................................................................................................27

1 – INTRODUÇÃO:

A temática utilizada na realização deste projeto será a ‘’A importância da MPB na resistência contra o autoritarismo durante a Ditadura Militar Brasileira’’ demonstrando o papel fundamental na disseminação de mensagens contra o sistema político opressor que vigorou no Brasil entre 1964 até 1985 para alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio. Os conteúdos apresentados serão demonstrados através de referenciais teóricos, utilizando documentários, artigos, músicas e livros que retratam toda essa temática.

O objetivo deste projeto de história é propor ao aluno um desenvolvimento na sua reflexão e pensamento crítico, além de aguçar sua percepção do mundo de forma analítica. Uma aula de história bem sucedida é aquela que se utiliza de diversas metodologias e materiais como filmes, documentários, livros, artigos, revistas e jornais, pelo fato de que ao utilizar estes artifícios, você consegue provocar a curiosidade e o interesse dos alunos em fatos ocorridos no passado e demonstrar a razão deles influenciarem o mundo contemporâneo na qual os mesmos vivem hoje.

O estudo de história é imprescindível na construção do conhecimento humano, o ensino desta matéria está em todos os campos da educação, como nas universidades, escolas e no cotidiano das pessoas, sendo assim estabelecer uma correlação entre o passado e o presente é de grande importância para o entendimento da engrenagem social em que estamos inseridos. Esta produção textual irá trabalhar na compreensão histórica brasileira durante o período opressivo da ditadura militar, onde os alunos irão compreender o impacto sócio cultural que a música popular brasileira teve na resistência a este regime autoritário, além de um aprofundamento de nuances específicas presentes neste período.

2 – TEMA:

Este projeto é focado em demonstrar a importância de utilizar novas metodologias de ensino de história na sala de aula, utilizando um campo como a ‘’música’’ para compartitlhar conhecimentos e caracterísiticas específicas de um período histórico, nesse caso, brasileiro, com alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio. Esta linha de pesquisa veio de encontro à autores que amparassem perspectivas como; utilizar novos métodos de ensino, analisar minuciosamente todos os processos políticos econômicos e históricos relacionados ao golpe militar e a percepção de movimentos socio-culturais como a ‘’música popular brasileira’’, que teve um papel fundamental no combate ao autoritarismo presente na ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Com a escolha deste tema, será proposto ao aluno fontes narrativas diversas para o compreendimento de processos e eventos históricos políticos e sociais.

Com isso, esta temática além de atrair a atenção dos alunos de forma distinta do que vemos no nosso dia a dia nas salas de aula, contribui para a reflexão de pautas como a evolução do saber histórico, o impacto das inovações em sala de aula para a prática docente, processos metodológicos, liberdade de expressão e cultura.

3 – JUSTIFICATIVA:

A escolha do tema trabalhado nesta produção textual, se deu pelas inovações presentes no ramo da historiografia nos ultimos anos, e nos meios metodológicos a fim de introduzir uma história inclusiva que fuja dos caminhos eurocentricos e positivistas. O despertar do interesse em propor a música popular brasileira como um instrumento documental histórico, se dá pela leitura do livro ‘’Ensinar História’’ das autoras Maria Auxiliadora Schimidh e Marlene Cainelli (2004), onde as mesmas citam sobre a desmitificação do professor como uma ‘’enciclopédia ambulante’’ através de inovações no compartilhamento do saber. Com isso, este projeto de ensino irá se utilizar de uma metodologia distinta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com