TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê História Do Brasil

Trabalho Universitário: Dossiê História Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1-Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R-Desde o século XIII os portugueses conheciam bem o mar , pois sua base econômica era fruto da pesca e extração do sal , assim surgiram cidades no litoral português desenvolvendo um intenso comercio , foi procurando ventos de calmaria para chegarem até a índia que descobriram o Brasil , além de se tornarem pioneiros da expansão marítima, com isso conseguiram chegar ao Brasil.

2- Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R-Os portugueses se encantaram com os índios , que na maioria eram povo tupi-guarani.o Brasil não mostrou riquezas imediata ,ou seja não apresentou vantagem comercial,mas segundo a carta de Pero Vaz de Caminho pode se notar o deslumbre dos portugueses com a terra desconhecida, extensão territorial, o clima fresco, a abundância da água e da vegetação, levava a comparar a nova terra com um paraíso.

3- Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

R- A primeira relação de trabalho entre portugueses e índios brasileiros foi o escambo. Os portugueses ofereciam objetos (espelhos, apitos, cordas, facas e etc.) aos índios em troca do trabalho no corte e transporte de pau-brasil.

Com o estabelecimento dos engenhos de açúcar no nordeste do Brasil, os colonos precisavam de grande quantidade de mão-de-obra. Muitos senhores de engenho recorreram a escravização de índios. Invadiam as tribos de forma violenta e os obrigavam a trabalhar.

Mas houve muitos problemas com os escravos índios:

Desde o início a escravidão indígena não deu certo pelos seguintes motivos:

- Os índios não agüentavam o trabalho forçado e intenso nos engenhos;

- Muitos indígenas resistiam ao trabalho forçado, não trabalhando (mesmo recebendo punições físicas) ou tentando a todo custo fugir para a mata;

- Muitos indígenas morreriam de doenças trazidas pelos colonos portugueses como, por exemplo, sarampo, varíola e gripe.

No século XVI os nativos foram substituídos por africanos, pois os negros tinham menos chance de fugir, pois desconheciam a língua e o

território Brasileiro,e assim os portugueses poderiam estabelecer relações boas com os índios e livrar se de seus ataques.

A escravidão marcou a sociedade brasileira, ter um escravo era sinônimo de riqueza. Eles realizavam quase todo o trabalho e trabalhavam até o limite de suas forças , sem nada em troca .

4-Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R-A Inconfidência Mineira: no século XVIII com a dificuldade financeira de Portugal , aumentava, sua dependência por produtos manufaturados , e sua única fonte de renda , era o ouro do Brasil . A elite mineira lutava por independência organizada pelos estudantes.Os grupos organizadores formado pela elite de mina gerais criaram um programa revolucionário,com um plano de proclamação da republica no dia que fosse cobrado impostos atrasada , mas um traidor infiltrado avisou o governador que sabendo , suspendeu a arrecadação . O movimento foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, ao governador da província em troca do perdão de suas dividas com o governo, os inconfidentes foram presos e condenados, enquanto Tiradentes foi enforcado os outros foram exilados na África.

A conjuração baiana(ou revolta dos alfaiates) 1798 , foi um movimento organizado por negros e mestiços, que defendiam a proclamação de República

, o fim dos privilégios, a igualdade entre as etnias e a abolição da escravatura porém com caráter popular, por ter caráter popular sua repressão foi muito mais severa,resultando na morte ou exilo dos lideres.

5-Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

.R- Primeiro Reinado_ período que abrange os anos de 1822 a 1831 ficou conhecido como o Primeiro reinado. Foi um momento bastante conturbado da história brasileira, marcado por crises de natureza econômica, social e política.

O imperador dom Pedro 1º iniciou o processo de organização do Estado brasileiro, através da criação de órgãos burocráticos e administrativos, a criação de um exército permanente e a elaboração de leis constitucionais.

O Partido Brasileiro se dividiu entre duas facções: a conservadora e a liberal. Os conservadores desejavam a criação de um governo fortemente centralizado, com uma monarquia dotada de amplos poderes. Os liberais desejavam a criação de uma monarquia constitucional e a descentralização administrativa e autonomia das províncias.

O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, assim assumir o governo.

A política no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador. Estes dois partidos defendiam quase os mesmos interesses, pois eram elitistas. Neste período o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembleia Geral. Nas eleições eram comuns as fraudes, compras de votos e até atos violentos. O fim do Segundo Reinado ocorreu em 15 de novembro de 1889,quando o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia, Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial brasileira viajaram para a Europa. Era o começo da República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo, de forma provisória, o cargo de presidente do Brasil.

UNIDADE 2

BRASIL REPÚBLICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1-Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período monárquico, que favoreceram a mudança de regime no ano de 1889.

R- Conflitos religiosos, militares, escravistas, etc.

2-Como foi chamada a política do Brasil nos primeiros trinta anos após a proclamação da República? Por quê?

R-Os políticos dos partidos Paulistas e Mineiros se beneficiaram do setor agrícola ,Os Paulistas produziam café enquanto os Mineiros produziam leite e esses dois estados eram os mais ricos , a política devido a esses dois países recebeu o nome de café com leite.

3-Descreva como foi a política brasileira nos dois períodos de governo de Getúlio Vargas.

R- 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930

Governo marcado pelo nacionalismo e populismo.

Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo ,

governando de forma controladora e centralizadora.

Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo. Perseguiu opositores políticos,

No seu governo , Criou a Justiça do Trabalho em 1939;

Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.

Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infra estrutura .

Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.

Segundo mandato, Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular.

Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista.

Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás.

Em 1954 havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas de esquerda tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.

Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.

4- Escreva sobre o movimento conhecido por “Diretas Já”, argumentando sobre a sua principal reivindicação e o seu desfecho.

R-Diretas Já foi um movimento político democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de 1984. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.Durante o movimento ocorreram diversas manifestações populares em muitas cidades brasileiras como, por exemplo, passeatas e comícios. Estes eventos populares contaram com a participação de milhares de brasileiros.

5- Faça um comentário sobre o período de ditadura militar no Brasil e sobre a abertura democrática que se iniciou após sua queda.

R-O regime militar no Brasil foi instaurado em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com uma imposição popular motivando a derrubada do governo do então presidente democraticamente eleito, João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente, dando início ao período conhecido como Nova República .A abertura politica Brasileira

foi um processo de desestabilização da estrutura do Regime Militar à época predominante no País. Inicia-se em 1974 com o governo do General Ernesto Geisel e termina em 1985 com o mandato de João Baptista Figueiredo, ano em que a ditadura militar é extinta.

UNIDADE 3

DA VINDA DOS EUROPEUS AO PARANÁ ATÉ A EMANCIPAÇÃO DA PROVÍNCIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre os povos indígenas que ocupavam o Paraná antes da chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis.

R-Os povos indígenas eram formados pelos: Guarani -vieram das bacias dos rios Madeira

e Guaporé, expandiram-se para a margem esquerda do Pantanal, Ocupavam

os vales e as terras de quase todos os grandes rios e seus afluentes. Suas

aldeias e roças eram construídas em clareiras dentro da mata.

Foram encontrados por pesquisadores ;

objetos confeccionados feitos de ossos, madeiras, penas, palhas, vasilhas de cerâmicas,

ferramentas de pedra etc...

Kaingange ocuparam imensas áreas dos Estados do Rio Grande do Sul e parte de São Paulo.

É provável que os Kaingang tenham chegado primeiro no Paraná

Sua cultura material era composta por objetos perecíveis , usavam cerâmica para separar os alimentos.

Xokleng – . Suas aldeias eram

geralmente pequenas, no interior das florestas .

Ocupavam abrigos sob rocha e casas semi-subterrâneas. Usavam a cerâmica para

armazenar alimentos

Xetá – foram contados a partir de 1840, onde se encontram hoje os municípios

São Pedro do Ivaí e Fênix, bem como em outras regiões paranaense.

Os índios paranaenses estavam divididos em mais de 50 grupos, havia duas

grandes nações: Tupi-Guarani (Carijós, Tupiniquim, Tinguis entre outros) e Jê

(Kaingangues, Botocudos entre outros).

2-Quais riquezas sustentaram a economia paranaense desde o momento de sua colonização?

R- Ouro, pecuária, erva- mate, madeira, café

3- Qual foi o papel desempenhado pelos jesuítas durante o processo de colonização do Paraná?

R- Os Jesuitas foram responsáveis por catequizar os índios , impediram a desorganização da sociedade colonial, que até a sua chegada sofria os males da falta de guias espirituais. E muitas vezes foram eles os pacificadores das revoltas de brancos e índios. Os jesuítas ensinaram os índios a lerem, conhecer seus direitos e deveres, a tomarem água limpa, e usar vestes.

4-Analise o processo de povoamento do litoral paranaense e registre suas impressões.

R- A região começou a ser povoada por faiscadores de ouro e predadores de índios vindo de São Vicente, no litoral Paulista desde 1554. Mas a ocupação efetiva das terras litorâneas só ocorreu quando foi descoberto ouro nos ribeirões da baia de Paranaguá, no inicio do século XVII

A procura por ouro entre o final do século XVI e início do século XX, faz com que apareça os primeiros povoados (portugueses) no litoral paranaense como conseqüência da mineração.

UNIDADE 4

DA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889) AO SÉCULO XX

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »