TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPLICAÇÃO EM QUALQUER LEI DE MEDIÇÃO CHAVES, DEIXE A TEORIA TRADICIONAL QUE FOI INSERTADA?

Tese: EXPLICAÇÃO EM QUALQUER LEI DE MEDIÇÃO CHAVES, DEIXE A TEORIA TRADICIONAL QUE FOI INSERTADA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

EXPLIQUE EM QUE MEDIDA KEYNES SE AFASTA DA TEORIA TRADICIONAL NA QUAL ESTAVA INSERIDO?

A concepção tradicional economomica se baseava na Lei de Say, criada pelo economista frances Jean Baptiste Say, tal corrente de pensamento era a qual Keynes estava inserido na epóca. A Lei de Say estabelece que "a oferta cria sua própria demanda", por meio de um enuciado simples Say define o funcionamento do mercado. Say considera que com o aumento da produção de bens e serviços, mais gente estará empregada e ao ser remunerada por sua participação no processo, estará auferindo renda com a qual poderá comprar uma quantidade maior de bens e

serviços. Ao mesmo tempo, se houver uma redução do volume de produção, as empresas poderão ser obrigadas a desempregar fatores de produção, ocasionando uma redução do volume de remuneração das famílias e, por extensão, menos renda para a aquisição de bens e serviços oferecidos no mercado.

A oferta, portanto, funciona como uma espécie de termômetro do funcionamento da economia. Quando se expande, permite uma expansão correspondente da demanda; quando se contrai, ocasiona uma contração correspondente da demanda. Dessa forma, a economia tende naturalmente à situação de equilíbrio.

Nesse sentido, o dinheiro vai das empresas para os trabalhadores sob diferentes formas de remuneração, e retorna dos trabalhadores para as empresas quando cada um atua como consumidor, adquirindo os produtos oferecidos pelas empresas.

A ley de Say se baseia em mostrar que toda renda criada no processo de produção, retorna ao sistema sob a forma de gastos com os bens produzidos pelo sistema produtivo. Haveria sempre demanda suficiente para absorver a produção corrente, qualquer que seja o nível desta.

Além disso baseia-se na hipótese de que todos os rendimentos gerados no processo de produção são canalizados para a compra de bens e serviços produzidos pela indústria. Nesta economia idealizada, o excedente da renda sobre o consumo é convertido, necessariamente, em investimentos

Pela teoria de Say, não existem as chamadas crises de "super-produção geral", uma vez que tudo o que é produzido pode ser consumido já que a demanda de um bem é determinada pela oferta de outros bens, de forma que a oferta agregada é sempre igual a demanda agregada.

Vale ressaltar dois aspectos: o primeiro é que esse modelo representa o

funcionamento de um sistema econômico simplificado , que não considera nem o setor governo nem o setor externo.

o segundo é que o modelo supõe que toda a renda recebida pelos trabalhadores será imediatamente utilizada na aquisição dos bens e serviços produzidos pelas empresas.

-----------------------------------------------------------

Keynes caracteriza o “modelo clássico” por dois princípios: a análise do mercado de trabalho e a Lei de Say. A partir da crítica a estes dois princípios, Keynes irá construir o “Princípio da Demanda Efetiva”.

Ele altera o conceito clássico de que o mercado se regula por ele próprio e que em qualquer momento a oferta e a demanda se equilibram. Diz Say, que a oferta determina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com