TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis, Teorias E Fatos

Artigo: Leis, Teorias E Fatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  2.683 Visualizações

Página 1 de 8

Teorias e Fatos

O senso comum tende a considerar um fato como realidade, isto é verdadeiro, definitivo e auto evidente. Da mesma forma imagina a teoria como especulações, ou seja, ideias não comprovadas.

Sob o aspecto científico, entretanto, se fato é considerado uma observação empiricamente verificada a teoria se referea relações entre fatos ou, em outras palavras a ordenação significativa desses fatos, contituídos em conceitos, leis, regras, etc.

Tanto teorias quando fatos são objetivos de interesse científico (não há teoria sem fatos) a não verificação de fatos não levaria uma teoria (sem ciência). Com isso, o desenvolvimento da ciência pode ser considerado uma inter-relação constante entre teoria e fato (Goode e Hatt, 1969).

Então, conclui-se que teoria e fato não são diametralmente opostos, mas inextrincavelmente inter-relacionados e ambos são objetos de interesse dos cientistas. A teoria não é especulação, mas um conjunto de principios fundamentais que se constituem em instrumento científico.

Papel da teoria em relação aos fatos

Existem alguns papeis da teoria em relação aos fatos.

1.1.1 Orienta os objetivos da ciência

A teoria serve como orientação para restringir a amplitude dos fatos a serem estudados. A quantidade de dados estudados é infinita. Mas, cada ciência utiliza paramentos limitados, podedo ser: (1) restringindo a amplitude dos fatos a serem estudados em cada campo de conhecimento e (2) definindo os principais aspectos de uma investigação, precisando, portanto, os tipos de dados que devem ser abstraídos da realidade como abjeto de análise.

1.1.2 Oferece um sistema de conceitos

Um fato não é só uma observação pratica ao acaso, mas tambem uma afirmação empiricamente verificada sobre o fenomeno em pauta. Dessa forma, engloba tanto as observações científicas quanto um quadro de referência teórico conhecido, no qual essas observações se enquadram. Para Barbosa Filho (1980:17), a teoria, como sistema de conceptualização e de classificação dos fatos, tem as seguintes funcões: (1) representar os fatos, emitindo sua verdadeira concepção; (2) fornecer um universo vocabular científico, próprio de cada ciência, facilitando a compreensão dos fenômenos e a comunicação entre os cientistas; (3) expressar uma relação entre fatos estudados; (4) classificar e sistematizar os fenômenos, acontecimentos, aspectos e objetos de realidade e (5) resumir a explicação dos fenômenos, expressando sua concepção e correlação.

Resume o conhecimento

A teoria serve para resumir sinteticamente o que já se sabe sobre o objeto de estudo, através das generalizações empíricas e das inter-relações entre afirmações comprovadas, além de sumariar suncitamente o que já se sabe sobre o objeto de estudo. Os resumos podem ser divididos em duas categorias: (1) Generalizações empíricas e (2) Sistema de inter-relações.

Prevê fatos

Baseando-se em fatos e relações já conhecidas, a teoria pode se prever novos fatos e relações. A teoria torna-se um meio de prever fatos, pois resume os fatos já observados e estabelece uma uniformidade geral que ultrapassa as observações imediatas.

Indica lacunas no conhecimento

A teoria serve para indicar os fatos e as relações que ainda não estão satisfatoriamente explicados e as áreas da realidade que demandam pesquisas. Assim, antes de iniciar uma investigação, o pesquisador necessita conhecer a teoria já existente, pois é ela que servirá de indicadr para a delimitação do campo ou área mais necessitada de pesquisas.

1.2 Papel dos fatos em relação à teoria

Desde que se conclui que o desenvolvimento da ciência pode ser considerado como uma inter-relação constante entre teoria e fato, e desde que veridicamos as diferentes formas pelas quais a teoria desempena um papel ativo na explicação dos fatos, resta-nos verificar de que maneira os fatos podem exercer função significativa na construção e desenvolvimento da teoria.

O fato inicia uma teoria

Um fato novo, uma descoberta, observação pode provocar o inicio de uma nova teoria. Ao longo da historia, podemos tomar conhecimento de individuos que observaram e, a seguir, descreveram fatos, muitas vezes encontrados ao acaso e, com isso, produziram teorias importantes.

O fato reformula e rejeita de teorias

O fatos novos podem provocar a rejeição ou a reformulação de teorias já existentes. Havendo a possibilidade de, para incluir um grupo específico de observações, sendo formuladas várias teorias, concluimos que os fatos não deterinasm completamente a teoria. Entretanto, entre terias e fatos, estes são os mais resitentes, pois qualquer teorias deve ajustar-se aos fatos. Quando isso não ocorre, a teoria deve ser reformulada, ou então rejeitada. Assim: (1) os fatos não conduzem a conclusões teóricas completas e definitivas; (2) qualquer teoria é passível de modificação; (3) como a pesquisa é uma atividade continua, a rejeição e a reformulação das teorias tndem a ocorrer simultaneamente com a observação de novos fatos; se as teorias existentes não podem ajustaros novos fatos à sua estrutura, devem ser reformuladas; (4) as observações são acumuladas gradualmente e o surgimento de novos fatos, não abrangidos pela teoria, as coloca em dúvida.

Redefine e esclarece teorias

Os fatos redefinem e esclarecem a teoria previamente estabelecida, no sentido de que afirmam em pormenores o que a teoria afirma em termos bem mais gerais. Mesmo com novos fatos descobertos confirmem a teoria existente, ela podera sofrer modificações, em virtude de: (1) novas situações, não previstas, conduzirem a observações mais pormenorizadas, não in

cluidas na teoria; (2) a teoria, explicando os fenêmenos apenas em termos mais gerais, não incluir a previsão de aspectos particulares e, assim, novos fatos; (3) surgirem hipoteses específicas, dentro do contexto da teoria geral, que conduzem a novas inferências; (4) novas tecnicas de pesquisa empirica exercerem pressão sobre o foco de interesse da teoria.

1.2.4 O fato clarifica os conceitos contidos nas teorias

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com