TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão

Seminário: Extensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1919 foi decreta a lei nº 3.089, que autorizava o governo a destinar uma verba para instruir os agricultores, seja na prática, aquisição ou encadernação de livros, ou ainda na compra ou aluguel de áreas para disseminação de conhecimento. Com isso o governo criou postos zootécnicos, campos de demonstração e fazendas de demonstração, em vários estados, contudo o referido estudo não se encontrou informações sobre o número exato dessas propriedades e nem registros de seus resultados.

Em 1929 foi realizada a primeira Semana do Fazendeiro, pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa, com cursos de extenção e palestras, esse é um evento que se repete anualmente até a atualidade, contudo tem impacto local e regional. Na década de 40 já haviam semanas ruralistas nas quais os técnicos iam para municípios do interior e ministravam palestras e nesse período foram criados pelo Ministério da Agricultura mais de 200 Postos agropecuários, para serem usados como pequenas fazendas demonstrativas, porem não deram certo e acabaram doadas á prefeituras, cooperativas e até para empresas particulares.

Em 1945, Vargas instituiu o Decreto- Lei nº 7449, no qual dizia que cada município deveria ter uma associação rural composta por proprietários de estabelecimentos rurais, os que não as tivesse seria dever da prefeitura criar uma e sua criação deveria ser reconhecida pelo ministério da Agricultura. Assim as associações rurais municipais iriam formar sociedades rurais estaduais e essas a União Rural Brasileira, essa tentativa de institucionalização das associações se deu para que não houvesse a sindicalização dos trabalhadores rurais. Para o Ater ficava a responsabilidade de difusão de conhecimentos e promover a aprendizagem. Depois vem um outro decreto- Lei o nº 8127 que obrigava as associações a promover o ensino, difundir técnicas de higiene e oferecer serviços de assistência técnica, econômica e social a seus sócios.

Em 1949 houve ainda a tentativa pelo Ministério da Educação e saúde, sob a orientação da igreja católica e do serviço social, de criar Missões Rurais de Educação, contudo elas duraram pouco, pois eram onerosas e não mostraram resultado. Porém a do município de Itaperuma serviu como modelo para a criação da Campanha de Educação Rural, a qual foi extinta em 1963.

Nas décadas de 50 e 60 ocorreu a institucionalização efetiva do serviço de ATER com a criação das associações de credito e assistência rural (ACAR), que eram entidade sem fins lucrativos, que prestavam serviços de extensão rural e elaboração de projetos técnicos para obtenção de credito junto aos agentes financeiros, sua criação foi possível graças a incentivos da Associação Internacional Americana para o desenvolvimento social e econômico (AiA). A primeira ACAR foi a de MG e seus resultados estimularam o governo a assinar com o governo Norte- americano o projeto técnico de agricultura (ETA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com