TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquema - Ensino, Pesquisa E Exten~são

Dissertações: Esquema - Ensino, Pesquisa E Exten~são. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  4.130 Palavras (17 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 17

PERGUNTAS PARA REVISÃO E DISCUSSÃO

1. Comente os princípios de Administração de Taylor.

R. Planejamento: substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados;

Preparo: selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo;

Controle: supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido;

Execução: disciplinar o trabalho.

2. Em que aspectos a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviram de base para o trabalho de Taylor?

R. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Taylor o mentor desta ideia viu a oportunidade de decompor cada tarefa em uma série ordenada de movimentos simples, já os inúteis eram eliminados, e quanto aos movimentos úteis simplificados. A essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio para a realização de uma tarefa.

3. Explique o que é eficiência.

R. Eficiência é a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los. A capacidade de “fazer as coisas direito”

4. O que é divisão do trabalho e especialização do operário?

R. Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos

5. O que é desenho de cargos e de tarefas para a Administração Científica?

R. Uma característica da administração onde tudo era vista como um grande construto de peças mecânicas, onde as pessoas eram vistas apenas como ferramentas de trabalho.

6. Explique o conceito de homo economicus.

R. Toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Por isso, o homem procura o trabalho, não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. Assim as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior.

7. Qual a influência das condições de trabalho para a Administração Científica?

R. Condições de trabalho boas geram trabalhadores mais produtivos, aumentando a eficiência no trabalho.

8. O que é padronização?

R. Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos

9. O que é supervisão funcional?

R. É necessário que o operário seja acompanhado pelo seu superior e não por uma centralização da autoridade, devido a isto Taylor passou a chamar Supervisão Funcional que é a existência de vários supervisores cada um em sua determinada área e que sua autoridade rege apenas sobre sua especialização.

10. Comente os princípios de eficiência de Emerson.

R. O homem que desejou realizar menores despesas na analise do trabalho, mesmo prejudicando a perfeição da empresa fala sobre Manter a disciplina e honestidade, Traçar um plano bem elaborado e definido, Fixar normas padronizadas no trabalho e para as atividades, Fixar um maior rendimento e a eficiência, dentre outros.

11. Comente os princípios básicos de Ford.

R. Principio de Intensificação mostra a diminuição do tempo na produção com a colocação rápida da matéria-prima e equipamentos e empregando ligeiramente o produto no mercado. No Principio de Economicidade consiste em diminuir ao máximo o estoque da matéria-prima. Aumentando a capacidade de produção do homem através de sua especialização é onde entra o Principio de Produtividade. Neste, o trabalhador recebe mais devido ao seu esforço e consequentemente o empresário tem maior produção.

12. O que é princípio da exceção?

R. É um controle operacional que Taylor adotou para que fosse verificado as exceções ou desvios dos padrões normais, sendo assim, o que acorresse dentro dos padrões normais não deveria ocupar a atenção do administrador. Os problemas mais sérios e importantes seriam direcionados para os superiores. Se algo saísse fora dos padrões normais era ai que o Principio da Exceção entrava para verificar as tais divergências.

13. Explique o mecanicismo da Administração Científica.

R. Dentro deste mecanismo o homem era visto apenas como uma maquina. Seus princípios era nada mais do que os estudos de tempos de movimentos, da fadiga, dos incentivos salariais como fonte de motivação, padronização, condições de trabalho etc.. tudo isso sem poder de iniciativa.

14. Explique a superespecializaçâo do operário como um problema imposto pela Administração Científica.

R. Quando houve a subdivisão de tarefas nas organizações para a padronização se observou um resultado com eficiência, porém essa medida não satisfez os trabalhadores, mas sim violam o seu pudor. Chegou a um ponto de que aqueles que obtiveram uma especialização mais rígida se tornavam um mero operário porque seu conhecimento se tornava dispensável e desnecessário.

15. Por que se fala em visão microscópica do homem?

R. Dentro da Administração Cientifica o homem como empregado não era sequer tomado nem como ser humano e nem como social. O que era desejado era apenas o desenvolvimento do trabalho como também suas obrigações. Era visto por Taylor que o homem quando trabalha individual realiza um bom trabalho ao contrario do trabalho em grupos que não estão mais interessados em não trabalhar mais duro do que os demais.

16. A Administração Científica se caracteriza por ausência de comprovação científica? Como?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com