TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FITOTECNIA

Trabalho Escolar: FITOTECNIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

1)Quem foi o professor Antônio Secundino de São José e o que ele representou para o curso de agronomia a nível nacional?

Antônio Secundino de São José foi um dos primeiros alunos da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, a ESAV. Em 1931, aos 21 anos, era um agrônomo formado em busca de trabalho. Então foi convidado a trabalhar na organização do Instituto Agrícola de Maruípe, em Vitória, Espírito Santo, onde permaneceu até janeiro de 1933, quando foi convidado pelo Dr. Bello Lisbôa para ser professor assistente do Departamento de Agronomia da ESAV.

Em 1937, foi promovido a Chefe do Departamento de Genética, Experimentação e Biometria da ESAV e, nesse mesmo ano, com a ajuda do geneticista norte-americano, Dr. John B. Griffing conseguiu uma bolsa para um período de treinamento, de seis semanas, em Stoneville Experiment Station, no Mississipi, e um curso de pós-graduação na Faculdade do Estado de Iowa ele conheceu Henry Wallace, seu grande incentivador.

Em 1938 de volta ao Brasil ele organizou o Departamento de Genética Vegetal. Dos EUA ele trouxe uma coleção de linhagens e cruzamentos do Corn Belt, que se mostraram completamente inadaptadas às nossas condições tropicais. Trouxera também uma preciosidade, a variedade de polinização aberta Tuxpan Yellow Dent, que havia sido criada, há pouco tempo, pelo Dr. P. C. Mangeldorf, através de um composto em que entrava o Tuxpeño, do México. Da variedade Tuxpan Yellow Dent surgiram várias linhagens, que, com outras, derivadas das variedades nacionais – “Catete”, “Xavier”, “Amarelão” – e outras, permitiram a composição dos primeiros híbridos comerciais do Brasil. Nenhum milho comercial havia sido produzido, até então, nos trópicos, e Secundino e seu companheiro de trabalho e amigo Gladstone foram prevenidos de que, mesmo com experiências bem-sucedidas, o trabalho fracassaria comercialmente, “Os fazendeiros não estão preparados para levar avante um processo de cultivo tão sofisticado como o exigido por sementes híbridas”. “Mais Secundino não desanimou e afirmou: Se lhes ensinarmos como fazer, farão direito”. O tempo diria quanto ele estava certo.

Em 19 de setembro de 1945, juntamente com Dr. Dee William Jackson, John Ware, Gladstone Drummond e Adylio Vitarelli, criou uma companhia dedicada a experiências com milho híbrido: “Agroceres Ltda.”. A grande dificuldade foi convencer os agricultores de que valia a pena pagar três vezes mais por uma semente híbrida. Enquanto Gladstone buscava híbridos cada vez mais adaptados, Secundino colocava os sacos de sementes que produziam em seu jipe e tentava persuadir os agricultores de que valia a pena pagar mais caro ter um milho de melhor qualidade.

Antônio Secundino de São José foi um cientista de ampla visão. Graças a seu espírito de liderança, desempenhou uma série de funções no decorrer de sua vida e, em todas, imprimiu a marca de seu dinamismo. Pioneiro na pesquisa e seleção do híbrido de milho comercial no País, um dos fatores que tornou possível um rápido aumento na produtividade do cereal. Acompanhando o progresso no exterior, nessa área, fez-se convincente propagador de sua descoberta. Não relutava em oferecer seu produto, de fazenda em fazenda. O milho híbrido foi o marco de uma das transformações mais profundas da agricultura, razão de ter sido tema de reportagem das Seleções, publicação internacional renomeada, na época.

2)Cite e faça um pequeno comentário de carreira profissional de, pelo menos, cinco outros professores que levaram o nome do curso de agronomia de Viçosa a nível nacional/ internacional.

Peter Henry Rolfs: Em 1915, o Departamento de Agricultura e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, atendendo à solicitação do Presidente do Estado de Minas Gerais foram encontrar o notável professor, que veio para Viçosa realizar o admirável trabalho que nasceu, cresceu e se expandiu e aqui está para que todo o Brasil possa admirar e ter orgulho desse grande homem que foi um dos pioneiros da UFV.

Albert Stanley Muller:O professor Müller chega a Viçosa em agosto de 1929, para lecionar e chefiar o Departamento de Fitopatologia, onde conduz pesquisas sobre doenças de plantas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com