TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Facismo

Trabalho Escolar: Facismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  2.091 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo explicar as funções da água no corpo humano, consequências causadas pela falta, e pelo excesso e a quantidade diária necessária. O corpo humano é constituído por mais de 60% de água, sendo assim ela é indispensável para o seu funcionamento, a reposição dela é o grande segredo para a nossa saúde, então qual seria a quantidade necessária, ideal, para o nosso organismo? Como a maioria das pessoas não bebem a quantidade recomendável costumasse dizer que pode beber a vontade, no entanto sabemos que nada em exagero faz bem.

ORIGENS DO FASCISMO

Fascismo é um regime político que surgiu entre 1919 e 1945, ou seja, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, na Itália. Seu líder foi Benito Mussolini. Mas esse sistema ameaçou outros países da Europa, como em Portugal com Salazar e na Espanha com Francisco Franco.

A origem do Fascismo se dá no contexto do pós-guerra, a Itália passava por uma crise socioeconômica, consequências da Primeira Guerra. Embora a Itália tenha permanecido com o lado vencedor, não se beneficiou das promessas feitas pela Inglaterra e França, como o recebimento de alguns territórios, causando certo ressentimento italiano, além de muitos problemas econômicos, fome, desemprego e insatisfação.

Devido à insatisfação das classes trabalhadoras ocorreram movimentos de caráter socialista e anarquista. Respondendo a essas movimentações, surge o “fasci di combattimento” (Fascio de combate), movimento organizado por Mussolini, que tinha o objetivo de retomar a história, sugerindo que podia se retomar a grandeza do Império Romeno. Essa organização tornou-se o Partido Nacional Fascista. Com o aumento das insatisfações, em 1922, Mussolini chega ao poder e assumi o comando do país.

A palavra fascismo vem do italiano “fascio”, que significa feixe. O símbolo veio do poder dos magistrados da Roma Antiga, um feixe de varas que representa a união do povo em torno da justiça do Estado, que é representado pelo machado.

CARACTERISTICAS DO FASCISMO

O Fascismo é um regime de extrema direita e entre suas características percebemos o totalitarismo, nacionalismo, uni partidarismo, culto a força física, censura, propaganda e militarismo.

Ao se afirmar que é um regime de extrema direita significa que era um regime que defendia os interesses de uma classe dominante, valorizando o conceito de Estado e nação. Como dizia Mussolini: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".

O Fascismo, sendo totalitário, significava que era antidemocrático, ou seja, o poder era centrado nas mãos de apenas uma pessoa, o líder do governo, sendo que este líder pode tomar qualquer decisão sem consultar políticos ou a população. O chefe-de-Estado controla tudo e todos, era intocável, acima de qualquer suspeita.

Os fascistas eram extremamente nacionalistas, o que significava que eles valorizavam o que vinha de seu próprio país, a sua cultura, acreditando ser superior as outras, que acreditavam ser inferiores. Além do mais, havia o culto a força física, onde jovens recebiam forte treinamento para que se tivesse soldados preparados para uma guerra.

O único partido político permitido era o Partido Fascista, fazendo com que se diminuísse a oposição, o chamado unipartidarismo. Para manter-se sem oposição, o governo se utilizava da censura, para coibir qualquer crítica sobre o sistema vigente nos meios de comunicação.

O regime fascista utilizando-se dos meios de comunicação, para divulgarem sua ideologias, acaba por adquirir grande poder popular e admiração das classes trabalhadoras, pois criaram leis e se posicionavam ao lado destas classes, mesmo que a ideia fosse apenas conseguir apoio e para que não houvesse oposição.

Esse regime era antissocialista, ou seja, totalmente contrário ao socialismo, defendiam o capitalismo, conseguindo apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais italianos.

O objetivo de tudo isso era a homogeneização da sociedade, ou seja, aqueles que tivessem ideias contrárias, que se opusessem ao regime fascista deveriam ser eliminados, marginalizados, ou até mortos. Para atingir esta finalidade, o governo se utilizava do medo.

BIOGRAFIA DE MUSSOLINI E SUA ASCENSÃO POLITICA

Benito Mussolini (1833-1945) nasceu no dia 29 de julho em Dovia di Predappio, na província de Forli. Filho de Alessandro Mussolini, um ferreiro, misto de socialista e anarquista, e Rosa Maltoni, professora primária. Em 1901 Mussolini formou-se professor de escola primária, trabalhou como professor mas seu interesse era a revolução. Em 1902 foi morar na Suíça, fugindo do serviço militar, mas suas atividades esquerdista acabaram o expulsando do país.

Em 1909, Mussolini conhece Ida Dalser em Trento ou. Os dois começaram um relacionamento e, quando Mussolini se recusou a trabalhar num jornal da base socialista, ela vendeu seu salão de beleza para financiar seu próprio jornal. Há relatos que eles teriam se casado em 1914, fato jamais comprovado, e em 1915 nasceu seu primeiro filho, Benito Albino Mussolini. A insistência de Ida em ver seu casamento e seu filho reconhecidos por Mussolini fez com que eles fossem mandados para o hospício, onde viriam a morrer.

Uniu-se informalmente com Rachele Guidi e em 1910 nasceu a primeira filha, Edda. Contraiu matrimônio civil somente cinco anos mais tarde. Em 1916 nasce Vittorio,Bruno em 1918, Romano em1927 e Anna Maria em 1929.

Nomeado em 1910 secretário do Partido Socialista em Forli, começou a editar o jornal La Lotta di Classe. Depois de liderar um movimento operário contra a guerra turco-italiana, foi condenado a cinco meses de prisão. Seu prestígio aumentava e em 1911 já era um dos principais dirigentes socialistas da Itália. No ano seguinte passou a editar o jornal Avanti, para o órgão oficial do Partido Socialista.

Benito Mussolini sustentou a neutralidade da Itália na primeira guerra mundial, de acordo com a linha do partido socialista. Ao defender a França e a Grã Bretanha, foi expulso do partido. Fundou o jornal Il Popolo d'Itália, no qual continuou a defender a entrada da Itália na guerra, e organizou o Grupo de Ação Revolucionária. Em abril de 1915 voltou a ser preso. Depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado, alistou-se no exército, recebendo a patente de sargento.

A rápida ascensão de Mussolini foi consequência de vários fatores. A crise gerada pela guerra, as enormes perdas financeiras e humanas, a inflação e o desemprego, levaram à agitação política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com