TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ERA DO FACISMO DE MUSSOLINI

Exames: RESENHA ERA DO FACISMO DE MUSSOLINI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

A era fascista – os 20 anos de ditadura contados através dos discursos de Mussolini

O filme mostra uma Itália em uma grave crise do pós-guerra onde a escassez e a inflação assombravam a todos. Crise que provocou o surgimento de conflitos sociais oriundos dos movimentos de esquerda e do fortalecimento dos sindicatos.

Em um ano ocorreram 1881 greves. Fábricas foram invadidas e patrões foram expulsos. Uma Itália em um completo caos.

Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, Benito Mussolini fundou os Feixes de Combate, um movimento nacionalista de direita que visava por fim a esquerda emergente do pós-guerra. Afiliaram-se a este movimento os rebeldes, os descontentes e os baderneiros. O Estado não conseguia debelar a crise que crescia e também não conseguia sufocar as agitações operárias. O discurso de Mussolini era de que ele acabaria com o perigo. Logo a classe média, cada vez mais desqualificada socialmente, encanta-se com este discurso e novos valores morais são implantados: a riqueza e o poder, a conquista e a força.

Em 15 de maio de 1921 Mussolini entra no parlamento com 34 deputados fascistas. Em julho de 22 uma greve geral tenta parar a Itália e os fascistas infiltram homens na massa que criam tumultos e atos de violência. Com isso o proletário perde a confiança nos seus líderes. Em 22 de outubro de 1922 é iniciada a marcha para Roma. Quarenta mil fascistas partem em trens emprestados pelo Estado.

Em Roma a população já desacreditava o governo, mas este não acreditava em um golpe de estado por parte dos fascistas. O Rei oferece a Mussolini que ele assuma o governo seguinte, mas este não aceita. Dois dias depois a massa fascista inicia uma marcha com catorze mil baderneiros dispostos a tudo. O governo prepara um decreto de estado de sítio com ordens de bloquear a marcha e prender os líderes, mas o Rei Vitório Emanuel III hesita em assiná-lo e isso faz da insurreição um sucesso. Os fascistas derrotam facilmente os que defendiam as ideias democráticas e acabam com o pouco que ainda restava do Estado de Direito.

Aos 39 anos Mussolini inicia a sua ditadura, a era fascista. Em 30 de outubro o próprio Rei pede para Mussolini compor o novo governo fascista. Em seu primeiro discurso mostra de forma clara o seu poder e afirma que cumprirá com a sua proposta de dar disciplina à nação.

Objetivando consolidar o seu poder e com os partidos democráticos na oposição, é votada uma nova lei eleitoral que dá a minoria fascista poderes ditatoriais.

Ainda que denúncias de fraudes e violências eleitorais tenham surgido através do socialista Matteoti e que Mussolini tenha mandado, assumidamente, matar este, as elites políticas e econômicas decidem mantê-lo no poder por enxergá-lo como a arma mais eficaz contra as esquerdas democráticas e os privilégios das entidades de classe. Mussolini fica mais fortalecido com tudo isso.

Logo os descontentes começam a agir. Foram 3 atentados em 7 meses que acabaram por criar o mito de que Mussolini, Il duce, era invulnerável. Inicia-se a caça aos opositores políticos e intelectuais através de cadeia e exílio. Cessam as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa. Cessam as liberdades civis e os partidos de oposição são fechados. O sistema parlamentar é abolido e substituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com