TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família Real No Brasil

Artigos Científicos: Família Real No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

No início do século XIX, o imperador Napoleão Bonaparte estava em pleno auge, tendo como maior rival a desenvolvida Inglaterra, a qual tinha maior poder nos mares. Sendo assim, em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, o qual consistia em impedir os navios ingleses de ancorar nas cidades portuárias europeias, a fim de atingir a Inglaterra. Como Portugal era o principal parceiro econômico da Inglaterra, Napoleão ameaçou invadir Portugal se ele não aderisse ao Bloqueio. Sendo assim, o regente D. João decidiu mudar a sede do reino para o Brasil. Além de estar fugindo de Napoleão, D. João veio forçado pelo interesse inglês.

Após 54 dias de viagem, a corte portuguesa desembarcou no Brasil. Saíram de Lisboa em 29 de novembro de 1807 e chegaram em janeiro de 1808. Durante toda sua viagem foram escoltados por navios britânicos. Ao chegar em Salvador, D. João tomou a primeira medida e a mais importante, assinou a Carta Régia que determinava a abertura dos portos exigida pela Inglaterra. Foi a mais importante porque, mesmo sem perceber, D. João tomava o primeiro passo para independência da colônia, pois esse rompia o pacto colonial. Após isso a corte partiu rumo ao Rio de Janeiro, e lá se estabeleceu. Devemos lembrar que, ao chegarem no Brasil, as acomodações para toda a corte foi feita solicitando as melhores casas e colocando uma placa na porta com as inicias “PR”, que significavam “Príncipe Regente”, mas foi chama pela população de “Ponha-se na Rua” ou “Prédio Roubado”, pois era isso mesmo que estava acontecendo, os moradores deveriam deixar suas casas para acomodar a corte portuguesa.

Já em 1810, D. João assinou o Tratado de Comércio e Navegação e o Tratado de Amizade e Aliança, entre Inglaterra e Portugal, que resultou basicamente na chegada de muitos comerciantes e de produtor ingleses no Brasil.

Em 1815, coma derrota definitiva de Napoleão, D. João tomou algumas medidas na intenção de expandir as relações externas, como promover o casamento do príncipe D. Pedro com a princesa da Áustria, D. Leopoldina. E também elevar a colônia à categoria de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Assim, o Rio de Janeiro passa a ser definitivamente a sede da monarquia lusa, garantindo a participação portuguesa no Congresso de Viena.

Entre as medidas já citadas, podemos citar outras medidas tomadas por D. João, como a libertação das manufaturas, a criação do Banco do Brasil e do Jardim Botânico, a Imprensa Régia, a Academia Militar e a Academia da Marinha, a Biblioteca Real, o Real Teatro de São João e a vinda da Missão Artística Francesa.

Outro ponto importante é a Revolução de 1817, que teve seu estopim com a prisão de um grupo de militares que o governo julgou suspeito de sedição. Então, um militar matou seu comandante, o que provocou um motim que se espalhou por todo o Recife, com ataques às autoridades portuguesas. Dentre os amotinados estavam pessoas de todos os segmentos da população, e esses constituíram um governo provisório, criando uma república com o intuito de elaborar uma constituição. Não deu certo e em 19 de abril, Recife foi retomada.

Essa e outras revoltas, guerras e conflitos, como a invasão da Guiana Francesa em 1809 e da Banda do Oriente da Prata em 1816, contribuíram para que em 1818, na cidade do Porto , comerciantes, magistrados e militares formassem uma sociedade secreta, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com