TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Federação

Tese: Federação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é, como toda federação, uma entidade sindical de segundo grau, que tem como condição de existência ter ao menos 5 sindicatos e representar a maioria absoluta (CLT, art. 534). É sem fins lucrativos, não possuindo mais de 50% de sua receita global proveniente do mercado competitivo. A FIESP tem receitas provenientes de dois fatores: da contribuição sindical, que no caso é 15% do que a empresa paga para o sindicato que a representa, ou quando não há um sindicato que represente aquele setor, a empresa pode contribuir para um Federação ou Confederação, conforme determinado pelos art. 579 e seguinte da Consolidação das Leis de Trabalho, e neste caso o valor é de 60%. É de grande porte, sendo a maior entidade de classe da indústria brasileira.

Sua sede está situada na capital paulista, porém, também está presente em todo o estado de São Paulo, por meio de 36 Diretorias Regionais, 2 Municipais e 4 Distritais, formando uma sólida estrutura a serviço de suas empresas associadas.

2.1.2 Histórico da origem da organização

Em 1920 chegava a 4.458 o número de indústrias registradas no Brasil. Nesta época, os industriais se reuniam na Associação Comercial de São Paulo. Porém, com a necessidade de constituir uma representação político-institucional levou à fundação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, em 1928.

Nos anos 30 foi criada, por Getúlio Vargas, a estrutura sindical ligada ao governo e um decreto, em 1931, que instituía o modelo sindical baseado em associações de classe, federações estaduais e confederações. Assim, o CIESP teve o seu nome alterado para Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP.

Desde então, a FIESP tem atuado para fomentar um novo pensamento e uma nova metodologia em torno da industrialização, iniciativa fundamental para que o Brasil ampliasse seu parque industrial.

Atualmente, representa cerca de 150 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em mais de 131 sindicatos patronais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com