TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferero Torto

Artigo: Ferero Torto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Construído no século XVII,inicialmente tinha o nome de Engenho Potengi, e foi o segundo Engenho de cana -de-açúcar a ser erguido no Rio Grande do Norte. Não durou muito devido à má qualidade de suas terras para a produção de cana-de-açúcar. Pertenceu a Francisco Coelho,segundo as sesmarias concedidas ao mesmo de 1602 a 1611 ( Revista do instituto histórico e geográfico do Rio Grande do Norte,sob os números 42,194,143 e 171, Volume VII.

Foi nesse local onde se deu a primeira matança de colonos depois da ocupação Holandesa em 1630. Os Holandeses,ajudados pelas ferozes tribos dos Jauduis e estimulados pela perversidade do Capitão Calabar,atacaram o engenho, onde vitimaram o Cap. Francisco Coelho e toda sua família além de 60 pessoas que nele havia se refugiados praticando ali todos atos de selvagerias.

Após o assalto ao Ferreiro Torto,seguiu-se o terrível massacre de cunhaú em 1634 por Jacob Rabi.A Região permaneceu desabitada por vários anos.Em 1845, o Cel. Estevam José Barbosa de Moura herdou a propriedade do Ferreiro Torto.Dois (02) anos depois,em 1847, o Cel. Estevam derrubou as antigas construções de taipa existentes, e construiu o atual casarão,denominando-o de Solar do Ferreiro Torto.

O Cel. Estevam Moura era também dono do casarão que atualmente é o Solar Caxangá, onde residia nesse local. O Ferreiro Torto era utilizado nos finais de semana.

O Historiador Tavares de Lira faz referências ao ferreiro torto no seu livro " História do Rio Grande do Norte",Ferreiro Torto é hoje o nome de um engenho situado à margem direita do rio Jundiaí e a pequena distância de Macaíba. É possível que o primitivo engenho não tivesse sido construído no mesmo lugar do atual,mas devia ficar nas imediações" ( 87-88). No final da segunda metade do século XIX, o ferreiro torto foi vendido e passou a ser proprietário da família Vasconcelos Chaves, onde nasceu em 1875 o notável penalogista Dr. João Chaves. Anos depois, o ferreiro Torto passou novamente a pertencer a outro Francisco Coelho, que procedia de Macau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com